sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

UM FELIZ NATAL PARA TODOS OS AMANTES DO AUTOMOBILISMO

Quem de nós apaixonados por velocidades e corridas não sonhou um dia em estar dentro de um Porsche 917 ou uma Ferrari 512 M! Ou mesmo uma Lola T 70 ou um Matra Simca, que povoaram os nossos sonhos mais distantes disputando as famosas 24 horas de Le mans, na França!

Quem sabe fazendo uma viagem nas míticas curvas inclinadas do circuito de Monza, na Itália, onde foi filmada uma das cenas do Filme Grand Prix!

Neste final de ano, quero homenagear todos os apaixonados por corridas e que freqüentam este espaço, como eu, com dois filmes que marcaram a nossa juventude: as 24 horas de Le mans e o filme ganhador de 3 oscars, Grand Prix, desejando a todos, um feliz natal com muita saúde, grana e muita paz.

As 24 horas de Le Mans, estrelada por Steve Macqueen, com roteiro de Harry Kleiner, música de Michel Legrand e direção de Lee H. Katzin, marcou toda uma geração e mostra a mais difícil e fascinante corrida de longa duração do mundo, com os mais belos e marcantes Esportes Protótipos de todos os tempos.




Aqui, cenas do início da prova, com a marcante batida de coração contabilizando os segundos finais para a bandeirada de largada.
 
O Porsche 908/2 com a câmera que fez parte das cenas.
 
Filmado em locações na França com excelente fotografia, Michael Delaney (Steve McQueen) retorna ao circuito de Le Mans determinado a vencer a prova e de quase ter morrido num acidente um ano atrás e sente-se atraído por Lisa Belgetti (Elga Andersen), a viúva do piloto que morreu no mesmo acidente e vive um conflito interno com sentimentos de culpa por achar-se como o possível causador do acidente.



Aqui a explosão da largada da prova.
 
Em Grand Prix, uma produção de Douglas& Lewis, com roteiro de Robert Alan Aurthur e direção de John Frankenheimer, com um elenco da pesada estrelado por James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand, Toshiro Mifune, Brian Bedford, Jessica Walter, Antonio Sabato e a belíssima Francoise Hardy.
 
Exibindo imagens realistas e técnicas inovadoras, com cenas de várias provas, como em Spa Francorchaps e Monza, no Grande Prêmio de Mônaco, Pete Aron (James Garner), um piloto americano que pilota um Jordan-BRM, tem problemas na caixa de marcha e sofre um acidente mergulhando no mar. Porém, o fato mais grave foi ter ferido seriamente o piloto inglês Scott Stoddard (Brian Bedford), seu companheiro de equipe. Este acidente provoca a demissão de Aron, que é contratado pela equipe japonesa Yamura. Durante a recuperação de Stoddard, sua mulher, Pat (Jessica Walter), se envolve com Aron, pois ela parece determinada em deixar Scott. Paralelamente o piloto francês Jean-Pierre Sarti (Yves Montand) e o piloto italiano Nino Barlini (Antonio Sabato), ambos da Ferrari, se envolvem com Louise Frederickson (Eva Marie Saint), uma jornalista americana, e Lisa (Françoise Hardy), uma bela jovem
Cenas da prova de Monza no circuito inclinado
Gosto dos dois filmes, mas confesso que as 24 horas de Le mans marcaram muito a minha vida.
(Filmes, You Tube, fotos, reprodução)

10 comentários:

  1. É isso aí Jovino. esses dois filmes marcaram mesmo a gente.

    Agradeço e retribuo os sinceros votos de um Feliz Natal e um 2011 com muita paz, saúde e grana.
    Abraços.

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  2. Obrigado Sidney.
    E o nosso amigo já falou com o Claudão?
    Jovino

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  3. Boa, Jovino!
    Feliz Natal pra você e sua família também.
    Abração

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  4. Grandes filmes, Jovino!

    Um Feliz Natal para todos nós e um Ano Novo com muita saúde, paz, alegrias, enfim, tudo de bom.

    Um abraço,

    Sanco

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  5. Eu sentei (no bom sentido) numa Lola T70. A que era dos De Paoli. Numa etapa do Carioca ela parou no miolo e o cara largou ela lá, voltando às pé para os boxes. Daí foi um tal de entrar um, sair outro, até que alguém passou um rádio para os bandeirase fecharam o bicho. Mas era bonito pra caraio, embora na mão dos irmão tomasse couro até na freada do final do Retão, da Carretera do Camilo (que era uma cadeira pra lá de elétrica). Verde metálico escuro, com um filete quadriculado em preto e branco no meio do carro. O GT-40 do Sidney escapou de uma visita minha, porque nunca tropecei nele parado na pista, mas paradão nos boxes também era de doer a vista. Um vermelhão que brilhava no sol! A sorte do Sidney é que eu era tímido e educado. Se não iria encher o saco dele na época...

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  6. Cesar,
    Concordo com você, a Lola T 70 é um dos carros de corridas mais bonitos que já vi e um dia destes falei para este pessoal aqui que tem carrões se eu tivesse grana compraria uma Lola T 70 MK III que são fabricadas hoje e dizem que são melhores do que as originais.
    Como disse o Sidney uma vez, o som delas era de matar.
    Jovino

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  7. Jovino
    O "Neném! já falou com o Cláudio e puseram o papo em dia.
    Ele pediu para te agradecer, pois havia perdido o telefone dele.
    Abração e Feliz 2011!

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  8. Jovino e Cesar,

    Acho as T70 MKII (spyder) a mais linda de todas as Lola jamais feitas. Mas me lembro bem da T70 MkII verde dos De Paoli, o carro era lindo de doer os olhos. Pena que nunca foi preparado e tocado a altura...

    Esses dois filmes são o rescaldo de uma epoca maravilhosa do automobilismo mundial. Hoje nã vejo ninguém apaixonado por Bentleys, Audis e Peugeots vencedores de Le Mans...também não dá né ??? e a F 1 com seus "gizmos" e pilotos insossos, a gente aidna asiste porue não tem como não assistir, msa que não dá pra empolgar com antigamente, isso é certo,não é mesmo ?

    Abarço

    Feliz 2011 !

    Antonio

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  9. Grandes filmes; Um Feliz Natal e um prospero 2014 a ti e seus entes queridos.

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  10. Grand Prix y Le Mans, ambas fui con mi padre al cine a verlas a fines de los sesenta y principio de los setenta. Es un recuerdo imborrable en mi vida: mi padre y yo disfrutando de lo que tanto nos gustaba. Feliz 2014 Jovino.
    Abrazos!

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