quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O DEUS DA GUITARRA

ERIC CLAPTON foi um dos maiores ícones do Rock, considerado como o Deus da Guitarra e que tornavam a vida da gente muito mais feliz, quando meninos adolescentes meio perdidos numa cidade provinciana e suburbana como era Brasilia nos idos de 70 e que encontrávamos nas festinhas de final de semana uma forma de extravasarmos ouvindo muito rock and roll, quando impúnhamos os nossos vinis de rock para serem tocados nas comportadas festinhas das quadras vizinhas, na asa norte.

Layla, uma das minhas preferidas, e que tenho a sua introdução no toque do meu celular, foi imortalizada no encontro do Criteria Recording Studios após show do The Almann Brothers Band, quando o Mago da Slade Guitar, Duane Almann, se uniu ao Derek and The Dominoes (grupo que acompanhavam o Eric) e fizeram uma Jam Session que durou a noite toda e que faz parte do histórico “Box set do Derek and The Dominoes” (uma caixa com 3 CDs), e que para mim, foi um dos melhores trabalhos que o Eric Clapton fez.

A união de dois dos maiores ícones da guitarra na época, Eric Clapton e Duane Almann

Derek and The Domonoes era a banda que acompanhava o Eric Clapton nas Jam Sessions

O interessante neste trabalho é que o Duane e o Eric terem se dado tão bem, pois é comum o ego falar mais alto quando se trata de grandes guitarristas se unirem para tocarem.

Assisti ao show dele aqui em Brasilia no Ginásio de Esportes numa noite em que ele estava inspiradíssimo e depois que a gente pensou que o show havia acabado, ele voltou para o palco e desfilou uma série de Hits da época do Cream que varou a madrugada. Paulera pura.

O zumbido das músicas do show me acompanhou por quase toda a noite quando fui para casa, como que se eles estivessem tocando nos meus sonhos, e, para quem, como muitos artistas daquela época, figuravam na revista Rolling Stones como um dos prováveis artistas que não atravessariam o ano por conta do seu envolvimento com drogas pesadas (heroína), ver este grande ídolo foi um presente dos Deuses.


Abaixo, uma versão de Layla de 1984 num destes concertos com vários artistas.



(Video, you tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário