sexta-feira, 3 de junho de 2011

GP DO CANADÁ DE 1991 - ÚLTIMA VITÓRIA DE NELSON PIQUET

A sua trajetória rumo a Formula 1 começou em Brasília naquele dia em que ele entrou no autódromo dentro do porta-malas de um carro de um amigo.

Na terça passada, na realização do Encontro de Motos e Carros antigos aqui no autódromo, o próprio Piquet me mostrou o box em que ele ficou trancado (se não me falha a memória, o nº 13). Ele passou a noite lá dentro e que foi ocupado pela Brabham quando em 1974 houve a sua inauguração com a realização de uma prova extra-campeonato, uma semana após o Grande Prêmio Brasil de Formula 1 e que foi vencido pelo Emerson Fittipaldi. Mas quem liderou boa parte da corrida foi o argentino Carlos Reutemann (Brabham), que, no retrato abaixo, aparece com o sul-africano Jody Scheckter na sua cola.

A passarela hoje não existe mais. Foi retirada para abrigar
desfiles de escolas de Samba

Eu e uns amigos, para variar, pulamos a cerca do autódromo e o adentramos lá pelas 10h da noite, mas fomos expulsos por PMs e seus ferozes pastores alemães, mas pela manhã, pulamos novamente a cerca e assistimos a prova no elevado 1.

Antes, no sábado, conseguimos entrar lá nos boxes e ficamos namorando os carros da F1 e  um dos boxes mais visitados foi o do Emerson Fittipaldi. da Maclarem.

Reutman e Scheckter na reta dos boxes

Lembro-me que um mecânico retirou as velas do Maclarem do Emerson e as jogou dentro de uma lata de lixo e a gente pulou para cima dela e eu consegui pegar duas velas e as guardei por muitos anos, como lembrança daquele dia histórico para a gente.

Abaixo, um video do Grande Prêmio do Canadá de 1991 com vitória inesperada de Nelson Piquet após a atrapalhada do inglês Nigel Mansel.




(Video, You Tube (Rede Globo) Fotos, Napoleão Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário