quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AUTOMOBILISMO BRASILIENSE - TFL - VELHOS E BONS TEMPOS

A Turismo Força Livre foi uma categoria que fez muito sucesso no final da década de 70 e início de 80, com carros de várias marcas e modelos, entre elas, opalas, mavericks, Passats, Fiats (quem não se lembra do endiabrado Fiat amarelinho da Eldorado Veículos pilotado pelo Ruyter Pacheco), o fusca Divisão 3 pilotado pelo saudoso Ricardinho Nhen Nhen Nhen, que também perturbava muito os opalões que eram os carros mais potentes, entre tantos outros e com um grande público fiel que compareciam ao autódromo e faziam a festa regada a muita cerveja e churrasquinho no elevado da curva da vitória.

Uma cultura que, infelizmente, a turma automobilística que vieram depois, não souberam manter por diversos motivos que aconteceram com o automobilismo brasiliense.
No retrato abaixo, uma bela panca no final da reta dos boxes envolvendo os pilotos Lula, carro 55, Paulo Nista, carro 96, o Gabira do Frigorífico Bandeirantes e os outros que não consegui identificar.


Lula e seu opala 4 portas nº 55, Paulo Nista com opalão brabo nº 96 e abaixo, a esquerda, o Gabira do Frigorífico Bandeirantes.
Alguém consegue identificar os outros participantes?
(Fotos, Lula)

2 comentários:

  1. Comentário do David encaminhado para o meu email:
    "Olá, Jovino.
    Como sempre, muito interessante o post sobre a TFL. É uma categoria que poderia voltar perfeitamente hoje. Falta apenas uma figura aglutinadora que mobilizasse inicialmente uma dezena de pilotos, talvez até menos, para dar largada à ideia. Em pouco tempo, primeiro com um calendário de 6 provas no ano, a coisa decolaria. Não é uma categoria cara, ao contrário. Faz-se um regulamento estipulando pouca preparação, para não se chegar a gastos crescentes, exorbitantes, que selassem o fim da coisa. Logo, com alguns contatos junto à imprensa, ávida por notícias, até pequenas empresas sentiriam-se estimuladas a participar. Tem acompanhado o Globo Esporte local e o Correio Braziliense dos últimos tempos, com os clubes de Brasília eliminados das Séries C e D? Lamentável. A Globo local até organizou uma prova de kart entre 4 ou 5 funcionários que virou quase um bloco do GE. Teve também Olimpíadas do SAMU (padioleiros, enfermeiros, motoristas de ambulância...). Tragicômico. Seria fácil "vender" a ideia da volta da TFL."

    ResponderExcluir
  2. Olá Jovino, participei dessa corrida com o Opala da Brasília Importadora nº31, essa confusão da foto se deu na 1ª curva após a largada, ao meu lado na primeira freada após a largada quebrou o disco de freio direito do Passat da Telrex que atravessou e foi todo mundo batendo. Na reta do colégio militar olhei pelo retrovisor e vi que não existia mais ninguem atrás mim, o resto dos carros não tiveram espaço para passar devido a quantidade de carros espalhados. Quando a corrida foi interrompida com bandeira vermelha eu estava em 5ºposição. Houve relargada com os carros que sobraram de mais ou menos uns 40 do total...rss. Abraços, Ricardo Linhares.

    PS.Peço a todos que quem tiver fotos do meu opala nº 31 me envie, pois naquele tempo qualquer centavo era direcionado para o carro melhorar, inclusive os centavos dos meus mecânicos, pois todos trabalhavam de graça por amor ao automobilismo. (rvl43@hotmail.com)

    ResponderExcluir