quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CLAY LOPES VENCE A I VINTAGE KART RACE BRASIL

"Clay Lopes foi piloto de Kart em Brasília nos anos 80 e no último sábado (19/11) participou em conjunto com a Copa Pinhais RBC Light, competição com motores sorteados da RBC Preparações, a primeira I Vintage Kart Race Brasil. Uma prova que certamente irá entrar para a história do kartismo brasileiro. Organizada pelo Museu do Kart, com patrocínio da fabricante de chassis Mecânica Riomar KartMini e do Portal KartOnline, a prova inaugural da categoria Vintage no Brasil, movimentou o Kartódromo Raceland Internacional, na Grande Curitiba e recebeu lendas e as feras do kartismo da década de 60 / 70 e 80.

A raridade da foto
No traçado do Kartódromo Raceland, com 1250 metros de extensão, modelos como o Mini 1968 125cc - FBM K1 1969 de Marcelo Eduardo Afornali, disputavam a pole-position contra o modelo Mini Star II 1982, com motorização SILPO 88 e preparação de TCHÊ. A briga também ocorreu com Jayme Barbarisi e seu chassis Mini SS 1974, motorização DAP Corsair T-80 e o piloto Rodrigo Bernardes com chassis Mini Inter 1980 e a "usina" Parilla TT22 100cc.

Os pilotos se preparando para a largada

Clay Lopes dando um trato na máquina
Participantes de todas as regiões do país estiveram presentes e unidos, preparando o melhor setup de seus chassis, lubrificação e ajuste de carburação, além de detalhes finais na motorização. Com a pressão dos pneus realizadas, acertos leves fechados - os treinos de classificação ocorreram por volta das 12:30hs. Dos 16 karts alinhados, somente 14 prosseguiram. Com problemas na motorização Riomar V4, o piloto Ricardo Vieira Guimarães e seu chassis Mini SS II 1977 não puderam competir, assim como o piloto Gérard Strasser que  passou a ter problemas no conjunto de freios do chassis Mini 1970 SKE 250cc Bimotor. A pole foi do carioca Clay Lopes e o chassis Mini Star II 1982.

Após a largada, o domínio de Clay Lopes (Mini Star II 1982 | SILPO 125cc) sobre os demais pilotos era claro. Deixou para trás Daniel Rebesco (Mini Star V - 1986 | Riomar V4) e Darci Bmikossiski (Mini SSII 1978 | V12). No bloco do miolo, a disputa era direta entre Rodrigo Bernardes (Mini Inter 1980 | Parilla TT22 100cc) e o paulista Jayme Barbarisi (Mini SS 1974  DAP Corsair T-80).


Ao final da prova, com o tempo total de 20:38.529 e melhor volta de 45.614, com média de 86,815, o carioca Clay Lopes (46 anos) com chassis Mini Star II 1982, conquistou a vitória, abrindo +2.371 sobre o paranaense Darci Bmikossiski (Mini SSII 1978 | V12). A terceira posição foi de Daniel Rebesco, piloto vintage da cidade de Irati, com +17.458 do líder. A quarta posição ficou com Rodrigo Bernardes e o conjunto Mini Inter 1980 + Parilla TT22 100cc. Fechando os TOP 5, vem o paulista Jayme Barbarisi (Mini SS 1974), ficando a 1 volta do líder. Veja abaixo o quadro completo e a classificação final.


A turma toda que participaram da grande festa do kart vintage
Após a I Vintage Kart Race Brasil, que contou com a organizada pelo Museu do Kart,  patrocínio da fabricante de chassis Mecânica Riomar KartMini e do Portal KartOnline, o gestor Marcelo Eduardo Afornali ressaltou: "Tudo está sendo feito para termos não somente uma prova de clássicos, mas um show de antigos. Entendam, a COMPETITIVIDADE ACIRRADA destes karts, acabaram a 30, 40 anos. Para nós, o que vale agora, é andar rápido, mas principalmente, chegar no final".

Um ótimo video "on board" com toda a prova.


Abaixo, o resultado da prova.

Parabens ao Clay Lopes que representou muito bem a nossa cidade e aos organizadores da prova. É a história do Kart brasileiro sendo preservada.

Por Leandro Claro, editor-chefe do Portal
KartOnline
Fotos: Leandro Claro
Telemetria: Raceland

3 comentários:

  1. Jovino
    Bendito o dia que Joaquim Lopes te deu força para criar seu blog.

    A raridade da primeira foto é demais: ver o Mini com homenagem ao Maneco Combacau foi muito legal.

    Assisti a corrida toda e curti muito.

    Venho acompanhando seu blog diariamente e percebo que ele vem crescendo em raridade de conteúdo que é uma barbaridade.

    Seu blog e o do Joaquim, "Mestre Joca" tem sempre um diferencial a mais. Os dois sempre trazem matérias novas, raras e interessantes.

    Imagino o trabalho e tempo que deve te consumir para postar continuamente essas raridades.

    Sei que quando a gente faz o que gosta o trabalho é pura diversão. Portanto, não pare de trabalhar e continue nesse fluir para diversão sua e nossa seus seguidores.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sidney, faço por pura paixão mesmo, pois não ganho nada com isto, muito pelo contrário, gasto dinheiro para mantê-lo e por falta de tempo não tenho feito um trabalho melhor, pois requer pesquisa, comparar informações, etc, etc.
    Mas vamos tocando o barco.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa iniciativa do Marcelo Afornali... o kart no brasil, apesar de ser um jovem de 60 e poucos anos, merece ter sua memória resgatada e mostrada para os aficcionados e curiosos. Parabéns ao meu amigo Clay Lopes pela participação e vitória no evento!

    ResponderExcluir