quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SERGIO E SIDNEY CARDOSO

A época do automobilismo brasileiro que eu mais gostava era das corridas de rua que eram realizadas em diversas pistas improvisadas pelo Brasil afora.

Aqui em Brasília tínhamos vários circuitos desde o início dos anos 60 até a última prova realizada em 1970.

Os que eu mais gostava, pois comecei a assistir corridas por volta de 1968, eram os circuitos dos "Mil quilômetros de Brasília e o das 200 milhas", ambos que passavam pela rodoviária, mas com traçados um pouco diferentes e com um grande público. Aliás, era o maior evento que reunia o maior público aqui em Brasília.

O meu amigo Sidney Cardoso me mandou as fotos abaixo que mostram um pouco das corridas em que ele e o seu irmão Sergio Cardoso participaram, naquela época,  no autódromo do Rio de Janeiro no final dos anos 60.

Mais abaixo um recorte de jornal com matéria sobre o Torneio Bua de Formula Ford vencido por Emerson Fittipaldi e as várias categorias que existiam naquela época e um grande público de mais de 50 mil pessoas.

Velhos e bons tempos. Isto sim era automobilismo de verdade feito por pessoas que amavam este esporte.

Um ótimo final de semana para todos.

Largada com Sergio Cardoso pilotando Simca Emisul no Rio e Janeiro

Sergio Cardoso atravessando curva do S  com Alfa Giulia que venceu o Campeonato

Amauri Mesquita  com Mini-Cooper e Sidney Cardoso de Lorena-Porsche



Sidney Cardoso sobre-esterçando com o Lorena-Porsche

Lorena-Porsche GT sendo reabastecido

Estreia Ford GT 40. No Podium,  Scorzelli Sidney e Amauri Mesquita

6 comentários:

  1. Ah, meu amigo Amaury Mesquita! Lembro de uma vez que andei com ele de madrugada, de Fusca, pelo Aterro do Flamengo. Uma experiência arrepiante, no limite do limite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai Ricardo Achcar me falou que considerava o Amaury Mesquita um grande e rapidíssimo piloto, tendo como referência a acirrada disputa entre êles acontecida na prova do Rio do Torneio Ford Corcel onde competiram em condições de equipamento igualitárias.

      Excluir
  2. Bela homenagem a esta família formidável e apaixonada por velocidade, os Cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Jovino
    Também gostava muito das corridas de circuito de rua.

    Acho que sou um pouco mais velho que você, (que pena, não acho vantagem alguma nisso, rs,rs,rs), comecei a acompanhar as corridas de perto em 1964.

    Essas fotos foram para mostrar como antes, sem os boxes altos, como a afluência de público aos autódromos era bem maior.
    Essas fotos foram feitas em autódromo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Os irmãos Sergio e Sidney andavam muito nas categorias de turismo e como se vê na traseirada corrigida no "S", o veloz Sergio buscava o limite frequentemente. O recorte de jornal sobre o pioneiro torneio BUA de F.Ford relata fielmente a verdade dos fatos sem manipulações bairristas e deve ter origem Carioca.

    ResponderExcluir
  5. Mas talvez tenha havido algum bairrismo na não citação do Luiz Pereira Bueno que foi o pole da primeira bateria e tambem performou bem. O inglês Ray Allen foi um destaque pois andou muito em uma pista totalmente desconhecida para êle.

    ResponderExcluir