sexta-feira, 13 de abril de 2012

GRAND FUNK E MEU "PLURIBUS FUNK"

Na manhã de sábado de um ano qualquer do início da década de 70, levantei bem cedo e fui à discoteca Discodil, que fica no Conjunto Nacional Brasília, o primeiro shopping construído aqui na cidade.
Algumas semanas antes, um funcionário da Discodil havia me informado que estava chegando à Brasília o tão esperado álbum “Pluribus Funk”, o famoso e desejado “disco da moeda” de um dos maiores Power Trios daquela época, o Grande Funk Railroad.
Depois de várias passadas sem sucesso na referida discoteca, desta vez, para o meu deleite, havia duas enormes pilhas de discos que estavam expostas num canto do chão perto das Gôndolas dos discos, acredito que deveriam ter lá uns 40 discos.
 
O meu objeto de desejo

Rapidamente pedi o meu exemplar e fui para casa e me tranquei no quarto e fiquei boa parte da manhã ouvindo todas as faixas minuciosamente.
Já à noite liguei para os roqueiros e roqueiras de plantão e marcamos no sábado lá na residência do “Tonico Maluco” para apresentá-lo em nosso “Sábado Som”, plagiando um programa da Globo sobre rock muito visto pela nação roqueira. 
Da mesma forma como apresentamos aos amigos um carro quando o compramos para mostramos as qualidades da máquina, o mesmo acontecia com os discos, pois não tinha sentido para a gente ouvi-los apenas sozinho, tínhamos que participar a todos os malucos por rock. E ficamos até tarde curtindo a sonzeira do “Pluribus Funk” e tomando todas quando resolvi ir para casa.
No dia seguinte, procurei pelo meu tão cultuado disco, mas não o achei em minha casa, concluindo, logicamente, que ele havia ficado lá no “Sábado Som” na residência do Tonico Maluco. Mas cadê o disco! Ninguém havia visto e ele sumiu como um disco voador e eu nunca mais vi um exemplar dele, pois na Discodil, uma semana depois, não havia mais nenhum exemplar para venda e eu tive que me contentar muitos anos depois com uma cópia de um CD.
(Dando uma navegada pelos mercados livres da vida, vi um Vinil do “Pluribus Funk” anunciado pela bagatela de R$ 300,00.)
“Pluribus Funk” é uma pérola preciosa do Rock and Roll, a quinta de estúdio do até então power trio de Michigan com grandes sucessos como: "Footstompin' Music", "People Let's Stop The War", "Upsetter", "I Come Tumblin", "Loneliness", entre outros, mostrando a sonzeira dos caras com uma pegada hard pesada, abusando dos riffs e com muito suingue, uma das características da banda.
No vídeo abaixo, veremos a incrível performance do batera Don Brewer que  fazia vocais de fundo rasgados e assumia o vocal em algumas músicas também (o homi toca até com a cabeça), o ótimo baixista Mel Schacher ao seu lado completando a cozinha do grupo liderada pelo genial guitarrista Mark Farner e o seu vocal vigoroso, numa época em que se fazia rock por puro prazer e com muita alegria.

Dedico este vídeo ao meu amigo roqueiro Marconi Souza e ao mais novo amigo Eduardo Cardoso, grande piloto e grande batera de Uberlândia.

5 comentários:

  1. Que sonzera Jovino, anos 70 são outra história em termos de som,moda,carros e modo de vida a melhor década de todas!!!

    ResponderExcluir
  2. Este é o rock com funk verdadeiro e não é esse lixo que os cariocas insistem em dizer que é funk...

    ResponderExcluir
  3. Fabiani, você tem razão: esta gente nunca soube o que é funk,nunca ouviram Otis Reading, um James Braw e tantos outros. Com certeza teriam uma aula verdadeira destes ritmos. Rolling Stones e Mick Jagger bebeu muito na fonte de Otis Readind, até os Beatles. Qualquer dia faço um post com este cara.
    Jovino

    ResponderExcluir
  4. Jovino,
    Quem viveu mesmo essa época sabe quem foi Grand Funk Railroad.
    Parabéns!!!!
    Nota dez!!!!
    Abs,
    Hamilton.

    ResponderExcluir
  5. Massa demais,
    Estou com um projeto que em breve vai pra rua,um tributo a esta banda genial que passou tantos problemas com empresário safado e que mostrou garra e união,acho que esse foi sempre meu sonho achar um trio como este pra mandar o bom rock que tenho nas veias.
    Abraço

    ResponderExcluir