segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NOTÍCIA MUITO TRISTE - MORREU CELSO BLUES BOY

Morreu hoje um dos maiores guitarristas brasileiros, o carioca Celso Blues Boy.

Guitarrista de Blues e muito respeitado fora do Brasil, o Celso tinha o dom dos melhores guitarristas do Delta do Mississipi, com uma técnica refinadíssima e solos bem colocados despertou a atenção do Mestre do Blues BB King.
No show realizado no Hotel Nacional no Rio de Janeiro, BB King convidou Celso para subir ao palco e tocar com a sua famosa guitarra "Lucille" , uma atitude inédita até então. Por aí dá-se para ver o quanto o Celso era respeitado pelo mestre do Blues. 
O Celso foi um dos primeiros guitarristas que rompeu com estas frescuras de que não se podia fazer Blues/rock cantado em português.
Eu costumava dizer que se ele tivesse nascido americano ou inglês seria cultuado como um dos maiores guitarristas do mundo. 
Tive o prazer de conviver com ele aqui em Brasília que era um dos lugares que ele mais tocava, vindo aqui uma 5 vezes por ano. 
No vídeo abaixo, realizado em Pirenópolis/GO, com a participação do meu sobrinho Janari que era quem o acompanhava na batera juntamente com outros músicos aqui da cidade quando ele vinha tocar na região. 
Que descanse em paz.



Abaixo o vídeo realizado no tetrado do Hotel Nacional no Rio de Janeiro em que BB King oferece sua guitarra para o Celso dar uns solos.



Roubei este vídeo do Rodrigo Mattar. É lá na praia da Macumba no Rio de Janeiro de um programa, se não me engano, da Rede Globo chamado Mixto Quente. É uma aula de Rock and Roll com a galera praiana pulando o tempo todo. Aumenta que isto aí é rock and roll.

4 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #276 de agosto de 2012 às 22:46

    Com toda a certeza Jovino a musica Brasileira fica mais pobre à partir de hj, fica um vazio no mlugar deste que foi o "nosso" REIno do BLUES, vá em paz Celso...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, um dos maiores! Cinza é o dia....

    Tazio Nuvolari

    ResponderExcluir
  3. Uma grande perda, infelizmente..
    abs
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Pois é, conheci o Celso há muitos anos. Bebi várias cervejas com ele aqui na cidade e o cara gostava pacas. Mas já sabia que ele estava com a saúde fragilizada desde o ano passado quando ele tocou no Moto capital. O câncer já estava consumindo a sua garganta e ele não conseguiu cantar. O baixista foi quem cantou. Mas uma pena mesmo. Guitarristas como ele não se acha fácil mais.
    Jovino

    ResponderExcluir