segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DO BAÚ DO FERNANDO RAMOS I - COPA CORSA REGIONAL

Lembro-me desta Copa Corsa quando a Chevrolet quis promover os Corsinhas, se não me falha a memória, com a mecanização 1.4 litros em diversas regiões brasileiras.

Aqui em Brasília, as concessionárias Chevrolet, como a CCA, a Jorlan, e acredito também, a SMAFF, cada uma delas patrocinavam uma quantidade X de carros.

E deu muito certo por algum tempo. Mais de 30 carros largavam para corridas aqui em Brasília e em Goiânia.

Depois eles fariam uma Copa Nacional reunindo os melhores de cada Estado e foi um grande sucesso enquanto existiu aqui em Brasília, e o autódromo estava movimentado como nunca.

Época em que o público prestigiavam o nosso automobilismo local.

Veja como era o Padock do autódromo Nelson Piquet. Não havia a cobertura dele ainda. Isto foi feito quando Nelson Piquet arrendou o autódromo.
Vejam que interessante: do lado esquerdo era onde ficavam os abafados apartamentos que os pilotos e mecânicos usavam e existiam várias "pontinhas" para se atravessar até onde ficavam as equipes com suas tendas. Depois da reforma do autódromo, estes apartamentos foram encobertos por terra, tornando-se uma área só e bem maior.
Este era um dirigente do nosso automobilismo. Seria o Dioni Rodrigues. Alí do lado de boné branco está o Jorge, que trabalhou por muito tempo na FADF.

 O autódromo literalmente cheio e os corsinhas preparando-se para a largada.

Estou encucado com esta curva. Seria a curva 1!!! Mas tem tanto mato que me parece o final da reta do autódromo de Goiânia. Mas acho que é Brasília mesmo.

Naquela época, que não é tão distante assim, havia até a banda do Corpo de Bombeiro e da PM que tocavam o Hino Nacional Brasileiro antes das provas. Ato de civismo que não existe mais.


Veja a área ao lado das arquibancadas cobertas. Ali havia um grande espaço todo verde. Com a reforma feita pelo Piquet, foi aumentada a área de escape.

8 comentários:

  1. Jovino, Em Goiânia não tem este mato tôdo. Só pode ser Brasilia.

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #2710 de setembro de 2012 às 21:37

    Estas iniciativas como a da FIAT e da Chevrolet deveriam retornar p/ reforçarem o nosso automobilismo Jovino!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Edward, é Brasília mesmo. Concordo Fabiani. As fábricas deveriam promover mais este tipo de campeonatos com os seus carros. Jovino

    ResponderExcluir
  4. Comentário do Bob Sharp encaminhado para o meu email:

    "Caro Jovino,

    A Copa Corsa teria sido um estrondoso e longo sucesso não fosse a imbecilidade tanto da GM quando da CBA em não terem conseguido impor um regulamento nacional, ficando cada região com o seu regulamento, nada mais ridículo.

    A idéia era a Copa ser realizada em quatro regiões – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste – com provas realizdas simultaneamente para, no final do ano, em dois fins de semana sucessivos, em praças a determinar, reunir os seis primeiros colocados de cada região para disputar o titulo nacional da Copa Corsa. Nada mais simples e viável, desde que o regulamento fosse único em todo o país.

    Abraço
    Bob"

    ResponderExcluir
  5. Fabiani C Gargioni #2711 de setembro de 2012 às 21:36

    E verdade o que prof Bob Sharp falou Jovino!!!

    ResponderExcluir
  6. E a ESPRON, Jovino? Será que alguém aí tem fotos e boas histórias para compartilhar? Eram carros com design interessante e proporcionaram boas provas para quem assistia. Abraço.
    David Varchavsky

    ResponderExcluir
  7. David, aqui em Brasília, pelo o que eu já contatei, ainda existem 11 ou 12 Esprom BMW e que daria até para recriar a categoria. Brevemente postarei alguma coisa sobre a Esprom. Jovino

    ResponderExcluir
  8. Eita época boa ...... Lembro do Nego-Velho ( Nazareno ) avechado nos boxes no sábado à Noite ....... KKKKK

    ResponderExcluir