domingo, 25 de novembro de 2012

TRACK DAY DE CARROS ANTIGOS NO AUTÓDROMO NELSON PIQUET

Uma manhã simplesmente maravilhosa no autódromo Intenacional Nelson Piquet quando reunimos mais de 50 carros antigos para participarem do Track Day de Carros Antigos organizado pelo Podium Race com o apoio da FADF e do Veteram Car Clube de Brasília.
 
Compareceram desde o Formula V construído pelos irmãos Fittipaldi, o gual, tive o prazer de dar umas voltas, fuscas, Pumas, Corvetes, Posches, Maverics, Opalas, Chevetes, Mustangs, Mercedes, etc, e até um Gordini com motor V8 central, além do pessoal do Drift que foi um show a parte.
 
Obs: por conta de problemas nos equipamentos de cronometragem (queima) não houve a prova de Regularidade de carros antigos.
 
Olha eu aí do cock pit do Formula V ensaiando para as primeiras voltas
 
É incrível como um carro construído a mais de 40 anos se mantém competitivo. Nas três voltas que dei nele o achei, em primeiro lugar, confortável, apesar dos meus 1m86 de altura, pedaleras fáceis de serem usadas e bem separadas, alavanca de câmbio também fácil de manusear comparada com a do Formula Vee que andei alguns meses atrás, estabilidade também incrível, firme, com apenas uma pequena trepidação na roda dianteira direita, (acredito que seria resolvido facilmente com um balanceamento) e ótima velocidade, apesar de uma falta de combustível em alta (resolvido com uma giclagem maior) e não estar usando o motor original dele (um 1300 cc) e sim um 1600cc com pneus radiais.

O Fitti V, o Cobra, Mustang, Balair, Rolls....
 Veja a turminha de Fuscas, Mavericks, Opalas, Pumas, Camionetes e muito mais...


Olha eu acelerando o meu puminha GTE 1700.
 Olha o Mercury que foi do meu amigo William e o meu puminha e fusquinha
 Que bela camionete e o fuscão do Nilo Sucad. 
 Como na Formula 1, a manhã foi toda com o tempo ameaçador, mas a chuva acabou por não vir. Eu queria chuva, mas tem gente que morre de medo dela. Vá entender...
 Acho que este Maveco deu uma rodada no final do retão ao lado
 O Corvette Pace Car da Indy, se não me falha a memória, de 1987, e o belo Mustang do Leo, o Cobra do PA e o Formula V, além do Rolls 1976 que foi de Chiquinho Scarpa. 
 O Belo Belair do PA e o Rolls 76 e o Giulio Pasini no destaque
 O Rolls 76 e o Formula V
 O chevetinho brabo que acabou por ter problemas no Track Day. Mas teve um grande número de carros que quebraram. Será que o pessoal não estão fazendo revisão nas máquinas!!!!
 Ma que bela imagem. O Corvette Indy do Gerard, o Cobra e o Formula V do PA Collection.
 Olha o gride que estava se formando
 Como sempre, os puminhas sempre com um bom número de carros
O meu puminha careta e que andou bem no Track Day
 No retrado, o meu irmão Luis Ligação Direta Blues Band com o fusquinha bala
 À esquerda,  o fusquinha do meu amigo Edmundo Pururuca Perguntinha.
 Mais Maveco e o Caminhão Mercedes do Expresso Mineiro e que foi o Pace Car da prova.
 O Letieri teve mêdo de encarar a máquina aí. Disse que ele não entrava no carro, mas eu sou quase da altura dele. O cara amarelou. 
 O Linhares e o DKveniano Mattos .
 As Mercedes do Renato Malcotti, o Jaguar do Lettieri e o Mustang Shelby de não sei quem.
 Olha o meu fusquinha com o piloto de testes Luis Ligação Direta Blues Band.
 Mais carros do PA Collection
 O belo Mustang do Leo, o DKW do Mattos
 Michelle, a fotógrafa.
 E este figura aí. Apareceu derrepentemente. Um Gordininho com motor V8 Central.
 Repare que o piloto fica no banco de trás e do lado esquerdo.
Todas as fotos são de minha autoria, exceto a 3ª do puminha amarelo, que é de Carlos Ramirez.

7 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2725 de novembro de 2012 às 21:45

    Belas máquinas Jovino, mas qual foi o resultado do Track Day??? E o Gordini como foi, andou???

    ResponderExcluir
  2. Fabiani, no caso do nosso Track Day, teoricamente, não tem vencedor porque cada piloto anda do jeito que quiser. Alguns aceleram mais forte, outros curtem andar no autódromo, mesmo porque, os carros não usam transponder para medir velocidade e tempo. Mas, modestamente, o meu puminha foi o mais rápido dos antigos. Larguei no meio do pelotão e já na curva do placar passei todos os carros e fui abrindo.Mas tudo é mais na brincadeira. Jovino

    ResponderExcluir
  3. Fabiani, sobre o gordininho, não sei realmente qual a utilidade dele, mas ele não andou no track day.Talvez o usem para arrancada e aqueles marabalismos de derrapagens, etc. Jovino

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos!
    Agora aquele Belair amarelo está lindo demais!!!!

    ResponderExcluir
  5. e vc 'cabeu' no formulinha? rsrsrs... que legal. e uma 'turba' de respeito por aí. penso que o espírito é esse mesmo. se divertir.
    parabéns pelo evento Jovino.

    PS: o psicopata (e eu que pensava já ter tropeçado com todos os malucos por gasolina...) que montou o gordini, nem banco tem. isso aí deve fazer um barulhão dos infernos... pode até nem andar muito, mas que será notado, não tenho dúvidas. Cada idéia de maluco que só vendo para crer. Pena que não aparece o pneu traseiro. :o))

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rui. Regi, ano que vem vamos fazer 4 eventos deste aqui no autódromo, track day e regularidade de carros antigos. Te avisarei para você vir aqui andar. Pelo menos no meu fusquinha verde e no puminha você andará, mas poderá andar também noutras máquinas bem mais interessantes, além deste formula aí.
    Regi, fiquei confortável dentro do formulinha e no aspecto de confortabilidade de dirigibilidade o achei mais interessante a primeira vista do que o Formula Vee, pois os pedais são mais separados e a alavanca de câmbio que foi a minha grande dificuldade quando andei no Formula Vee, não senti o mesmo no formulinha. A vantagem do Formula Vee é que a carenagem abraça todo o corpo da gente e ele veste a gente por completo, o que não acontece com o formulinha. Mas o carrinho é bem estável para a minha supresa, apesar das rodinhas fininhas. O Kenner, que trouxe o Formula Vee para brasília, iria trazer o dele, mas não deu para vir. Queria ver os dois andando aqui.
    Jovino

    ResponderExcluir
  7. o do emerson que está com o Paulo (hurrah!!!) Trevisan, quando bem 'apertado' as rodinhas de bicicross - rsrsrsr - parece que vão bater palmas de tanto que vibram, mas o carrinho fica estável. é surpreendente. Espero, sim, ano que vem, baixar a bola e me divertir pois tudo que me propus acompanhar in loco, neste ano, deu ziquizira. Inclusive andar no formulinha em Piracicaba. Alias, na última sexta feira estava conversando com o Zuzu a esse respeito e, se o autodromo estiver funcional entre o natal e fim de ano, desta vez vai dar. A conferir. Abração.

    ResponderExcluir