segunda-feira, 19 de maio de 2014

MORREU JACK BRABHAM

Morreu hoje o tri campeão da Fórmula 1 Jack Brabham aos 88 anos. Ele foi o único piloto que conquistou um dos seus três títulos na F1 com um carro construído por ele mesmo.

Veja abaixo, a esplanação que Roberto Zullino fez a respeito de Jack Brabham:
 
"Povo, ficam discutindo quem foi o melhor de todos os tempos, Senna, Schumacher, Fangio, Jim Clark foram motoristas bem pagos perto do cara que morreu agora. Não fizeram a menor diferença para a F1, foram campeões, guiaram bem, mas nunca passaram de meros seguidores, não quebraram paradigmas, nunca abriram caminho para ninguém.
O Brabham acreditava tanto em motor central que aceitou pagar do bolso, magro por ser um recém chegado da Austrália, para que se fizesse um carro espor...
te de dois lugares, o Cooper Bristol onde a Cooper pode verificar as vantagens. Além de pagar ainda trabalhou noite e dia para o avarento do John Cooper fazendo o carro como mecânico. No final, ele provou que estava certo, ganhou dois campeonatos para a Cooper.
Foi o primeiro a ir para Indianápolis em 1961 com um minúsculo Cooper de F1 com um velho motor Climax de 4 cilindros ao invés dos 1,5 litros V8. Foi ridicularizado e aplaudido ao mesmo tempo, Indianápolis é muito grande, ele era aplaudido nas curvas onde passava todos os Roadsters e o povo aplaudia, e era vaiado nas retas quando era passado por todos. 200 voltas nisso não é fácil, os Roadster de motor dianteiro Offenhauser queimando metanol eram o dobro do tamanho. No final, chegou em nono por não ter seguido os conselhos da Dunlop e esticado a segunda parada, ninguém é perfeito, mas deu o maior susto nos yankees. Os americanos o ajudaram quando chegou, de pena, mas americano aprende, quando o Clark e a Lotus chegaram em 63 foram recebidos a pedradas e patriotadas, a americanada tinha aprendido a respeitar os carrinhos de brinquedo ingleses. Nenhum dos citados acima teria aguentado por 200 voltas ser passado e passar de volta em Indianápolis.
Em 66 aproveitou o bloco de alumínio da Oldsmobile de 2,5 litros, posteriormente vendido para a British Leyland, e se juntou à australiana Repco que não passava de uma boa retífica, nada muito diferente da Barra Funda. Ganhou mais um campeonato e fez o segundo piloto Hulme ganhar outro com os Repco-Brabham. Guiava muito bem, era duro, tinha coragem, mas isso todo piloto tem, só que ele tinha cérebro e a única coisa que se deve admirar é cérebro".
 

Em 1978, na Austrália, ele e o Fângio proporcionaram um belo duelo que deixou o público assustado com os pegas que eles deram na pista.



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