segunda-feira, 30 de março de 2015

EQUIPE GLEDSON DE SUPER V

Equipe Gledson de Super V, uma das melhores da época e que deu um campeonato para o Jovem Nelson Piquet que seguiu para a Europa e sagrou-se tri campeão da Fórmula 1.

Época de ouro para o automobilismo brasileiro quando a categoria reunia mais de 30 carros e que era até televisionada por uma emissora de TV.

Hoje, a única categoria de monopostos a nível nacional, é a Fórmula 3 que andou meio capenga por muitos anos e que agora teve uma injeção de ânimo para as equipes com a participação de Pedro Piquet, que já sagrou-se campeão ano passado.

Abaixo, várias fotos desta época.

O retrato aí eu mesmo peguei o autógrafo dele numa pizzaria aqui em Brasília.

 Os três carros da equipes
  

 




As fotos, com exceção da primeira, foram captadas na Internet.

7 comentários:

  1. Hermosos coches, ¿qué marca son estos chasis?
    Me encanta el de Nelson con la trompa "angosta".
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os chassis Polar, fabricados no Rio de Janeiro por Ricardo Achcar.
      Piquet desenvolveu um bico estreito que utilizou na maioria das provas do campeonato de 76, que venceu, ficando Alfredo Guaraná Menezes como vice.
      Guaraná mudou então para a equipe Gledson (foto nº8, carro 2) e venceu os campeonatos de 77 e 78.

      Excluir
  2. É Roberto, mas o Nelson me falou e elogiou muito o engenheiro mecânico Ronaldo Rossi. Jovino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente.
      O Achcar foi o coração e o Rossi o cérebro da Polar.

      Excluir
  3. Eram bem rapidos esses carros...
    Helio

    ResponderExcluir
  4. Meu tio, Major do Corpo de Bombeiros aqui em Brasília tem dezenas de fotos das corridas em que ele trabalhou , como aqueles que estão na foto acima que ele reconheceu um deles, Sargento Íris, condutor daquelas viaturas alemãs que está na foto.E pasme, em 1974, na ocasião da inauguração do autódromo, meu pai, motorista de caminhão no SLU, tinha ido pegar a turma da faxina que finalizava a mesma. Não resistindo a tentação, deu a volta completa no circuito, bem devagar em um Mercedes 1111, de prefixo 5101, mais conhecido por 01. Talvez tenha sido o primeiro a rodar antes da inauguração, que ele inclusive foi e levou meu irmão mais velho, hoje Bombeiro também. Forte abraço.

    ResponderExcluir