terça-feira, 7 de abril de 2015

VÍDEO INÉDITO DA EXPRON BMW NA PRELIMINAR DA FÓRMULA 1 EM 1998

A Espron BMW foi uma categoria criada pelo tricampeão Nelson Piquet nos anos 90. A categoria foi um grande sucesso enquanto existiu, sendo elogiada por pilotos, equipes e públicos, que lotavam as arquibancadas do autódromo brasiliense e que trouxe pilotos até de outros Estados para participarem do campeonato brasiliense.

Em 1998, Nelson Piquet, levou a Expron BMW para fazer a preliminar da Fórmula 1 em Interlagos, um fato inédito para uma categoria criada em Brasília, participando 30 carros.

Mas não houve tempo hábil para a realização da tomada de tempo para o alinhamento do grid de largada e os carros alinharam através de sorteio. O felizardo com a pole foi o cearense Pedro Virgilio que já na largada perdeu a sua posição e foi ultrapassado por vários pilotos. Serginho Slaviero (como mostra o vídeo) freiou um pouco tarde e como a pista estava ainda um pouco úmida, atravessou o "S" do Senna, quase sendo colhido pelos carros que contornavam a curva. André Reis, o Culé, aproveitou a situação e passou a primeira volta já abrindo uma grande distância para os outros carros. Lá atrás, Piquet e Zé Alexandre, que largaram no final do grid, vinham passando todos os concorrentes, até ficarem os dois na liderança, Zé em primeiro e Piquet, em segundo. A prova foi quase toda com disputa bem acirrada entre os dois pilotos até Piquet subir na zebra e rodar (a zebra era muito alta e o carro embarrigou).

José Alexandre venceu a prova e Piquet ainda chegou na quarta colocação, com Sandro Ferrari na segunda colocação e Pacheco na terceira.

A relação dos pilotos e o resultado da prova estão mais abaixo, além do vídeo inédito que foi gentilmente cedido pelo José Alexandre, com edição de imagens de André Lima do Speed Brasília.

José Alexandre, o vencedor da prova
Os carros parados na área fechada depois da prova.

O pega foi bem acirrado entre José Alexandre e Nelson Piquet, que largaram lá atrás e foram passando todos os outros carros, mas Piquet, subiu na zebra e acabou dando uma rodada, mas mesmo assim, chegou na quarta colocação.

Os meninos posando para o retrato: Aloisio Albuquerque, Fernando Ramos, Zé Alexandre e Culé.

Abaixo, o vídeo na íntegra desta prova.


Abaixo a classificação final da prova em Interlagos.

Brevemente outro vídeo com prova da Espron BMW na preliminar da Fórmula Indy em Jacarepaguá em 1999.


Um comentário:

  1. Eu estava lá, muito legal essa lembrança! Tenho algumas fotos desse dia inesquecível.

    ResponderExcluir