domingo, 18 de abril de 2010

ANISIO CAMPOS - UM ÍCONE DO AUTOMOBILISMO

José Roberto Nasser, Ricardo Penta, Anísio Campos e Jovino.

Semana passada tive o prazer de ser convidado pelo Curador do Museu do Automóvel de Brasilia, Roberto Nasser, para um encontro em sua residência onde foi recepcionado um dos ícones do design automobilístico brasileiro, o Anísio Campos.

Construtor do Protótipo AC com mecânica Volkswagem, criador da carroceria do Carcará e colaborador dos projetos do GT Malzoni (que deu origem ao Puma DKW) e posteriormente, ao Puma Volkswagem, entre outras realizações e também piloto que fez muito sucesso no automobilismo brasileiro ao volante de DKW, Malzoni, Simca, Karmann Ghia Porsche e dos lendários Porsches 910 e 908/2.

Paulo Mostardeiro, Anisio Campos, Fernando lapagesse e J.R. Nasser.

Ricardo penta e Napoleão Ribeiro.

Napoleão Ribeiro, J. R. Nasser, Paulo Mostardeiro, Anisio Campos, Vicente e Fernando Lapagesse.

Estiveram presentes, além do próprio Anisio Campos e Roberto Nasser, o Presidente da Federação Brasiliense de Automobilismo, Napoleão Ribeiro, Ricardo Penta (ex-piloto e construtor do Penta Volkswagem), o Fernandinho Lapagesse (também ex-piloto e atual construtor da réplica da orena), o Vicente (restaurador de antigos), Paulo Mostardeiro (colecionador de antigos), o Rafael Linhares (colecionador de antigos), entre outros, e suas respectivas companheiras.

Foi uma noite maravilhosa regada a vinhos e um ótimo jantar onde pudemos papear com esta lenda viva do automobismo brasileiro.

Agradecimento ao Roberto Nasser, que sempre está trazendo personalidades do antigomobilismo e automobilismo brasileiro e os recepcionando, além de nos dar o privilégio de estarmos presentes.

(foto arq. pessoal)

23 comentários:

  1. Jovino Benevenuto
    Brasília,

    Ref: Happy hour com anisio Campos.

    Sem dúvida foi uma noite memorável que vivenciamos na casa do Jose Roberto Nasser, um privilegio para todos nós em ouvir historias da decada 60, a mais marcante e rica do nosso automobilismo, por meio de um de seus icones: Anísio Campos.

    O Anisio Campos, memória viva daquela época, que com a sua simplicidade e conhecimento fez narrativas enriquecedoras, e o Nasser com a sua costumeira hospitalidade, além da presença marcante da enciclopedia ambulante de automobilismo o nosso amigo Napoleao Ribeiro, que com precisão tecia comentarios sobre os resultados de corridas nacionais e evidentemente vocês que vivenciaram aqui em Brasília esta marcante historia.

    Ironicamente, na sexta a noite não tivemos a oportunidade de conversar, mas acredito que haverá outras oportunidades para isto.

    Desejo muito sucesso com o seu blog, que passarei a ler com frequencia.

    abraços e envie o seu e-mail.

    Rui Teixeira
    Brasília

    ResponderExcluir
  2. Jovino, que bom que você resolveu criar o próprio blog. Você já ajudava a contar a história do Automobilismo Brasileiro em outrs blogs, inclusive no meu.
    Parabéns.
    PS. Continue me ajudando com seus comentários.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pelo Blog !

    nos imforme sobre os eventos antigomoblistas de Brasilia.

    pena o Lorena do Luis não ter ficado pronto para o Rio Classic Endurance

    mas falava muita coisa...é melhoe terminar com calma.

    abrsços

    ResponderExcluir
  4. Salve Jovino,
    Parabéns pelo Blog. Mande um abraço ao Rafael, grande DKWseiro!!!

    ResponderExcluir
  5. Rui, você é aquele alto e magro. Pois é, peço desculpas, pois não o conhecia e cheguei até falar com o Vicente para saber o seu nome e ele não conseguiu recordar. Por isto não coloquei o seu nome lá no post.
    Mas fica aqui já identificado.
    Jovino

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todo o pessoal e especialmente a meu amigo Joaquim Lopes Filho que foi quem criou o blog e estará sempre me ajudando ( pois ainda vou apanhar um pouco para aprender a postar direito),já que ele conhece e frequentou durante muitos anos brasilia.
    Rui o meu emeil é jobenevenuto@hotmail.com
    Jovino

    ResponderExcluir
  7. Dinho, estamos tendo o prazer de recepcionar o Fernandinho Lapagesse aqui. Infelizmente, ele não pode ainda trazer o Lorena, mas em breve ele estará aqui exposto lá no museu do Nasser.
    Os eventos programados aqui são para o dia 15 de maio(sábado) onde haverá prova de regularidade como preliminar da formula 3 sulamericana.
    No domingo dia 16 maio haverá um dos maiores encontros de antigos do centro oeste que é o encontro do Clube Naval aqui em Brasilia organizado pelo nosso amigo antigomobilista Rubens.
    Quem sabe o Lorena já esteja pronto e você venha aqui com o Lapagesse.
    Jovino

    ResponderExcluir
  8. Dinho, digo, prova de regularidade de antigos.
    Jovino

    ResponderExcluir
  9. Caíque,
    O Rafael Linhares é gente finíssima e participou da primeira regularidade ano passado com o Puma DKW do falecido Jorge Amador.
    Nesta última regularidade ele participou com um dodge charger e ficou na segunda colocação.
    Jovino

    ResponderExcluir
  10. Tava demorando amigo Jovino, seja bem vindo à blogosfera. Sei que teremos ótimos posts para seguir e comentar.

    ResponderExcluir
  11. Jovino,
    deverei ir a Brasíla nos próximos dias para ver assuntos profissionais e ver meu PUMA DKW, que o Jorge Amador estava supervisionando e programar a complementação do Restauro: Pintura e Acabamentos, pois Câmbio, Motor e parte elétrica serão feitos aqui no Rio, aliás já estão prontos.

    ResponderExcluir
  12. Caíque, quando chegar aqui me liga que vou te levar lá no bar da lapa onde se encontram a galera que fez o automobilismo da cidade das antigas. Acredito que o Fernando Lapagesse deve ficar aqui até o final de semana.
    O meu fone é 61-96543486

    ResponderExcluir
  13. Jovino,

    Lhe avisarei assim que tiver a data,

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Jovino, Viva!!! Parabens pelo blog e desejo realmente muito sucesso. Fiquei sabendo pelo Fernando lapagesse, e pelo que sei voce tem um volume enorme de ~histórias e de contato com gente que tem histórias.
    MUITO Sucesso no seu blog.

    ResponderExcluir
  15. Grande Jovino. Parabéns pela iniciativa e disponibilizar todo seu conhcimento para nós.

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos Mauricio Morais, Mario e Thomé. Muito obrigado pela força.
    Jovino

    ResponderExcluir
  17. Parabens Jovino.
    "Audiencia"não vai faltar.Manda ver...

    ResponderExcluir
  18. JOVINO
    ESTE ESPACO CRIADO POR VC SERA CERTAMENTE UM SUCESSO
    conte conosco aqui em sete lagoas que e o meio do caminho para o rj
    saudade do JORGE AMADOR figura impar no nosso convivio recente
    irei aparecer em bsb pra ver o anelito e o sr MA2TOS farei o possivel para conhece lo
    jose carlos
    sete lagoas

    ResponderExcluir
  19. Diga José Carlos,
    O Jorge Amador era uma cara muito respeitado aqui em Brasilia e deixou uma herança muito grande para o antigomobilismo brasiliense.
    Se vieres a Brasilia me contate, o fone está num comentário acima.
    Faleu Belair.
    Jovino

    ResponderExcluir
  20. O Barbosinha sem elástico no cabelo. É sem dúvida uma das fotos raras desse blog. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  21. Caro Jovino.
    Parabéns pelo blog, a partir de hoje estaremos acompanhando diariamente.
    Pelo que você conhece e vivenciou dos fatos que marcaram aqueles tempos, tenho certeza que está sendo criado um importante registro histórico, além de agradável ponto de encontro dos amigos de então e de agora.
    É muito importante o compartilhamento dessa história do automobilismo e tudo o mais que estava à sua volta, naqueles primeiros anos de Brasília. Talvez por que fossemos jovens, talvez porque o mundo fosse mesmo diferente, foi uma época mágica, que recordamos com saudades.
    Aproveitando a oportunidade, já que ele teve seu nome mencionado algumas vezes em outros comentários, gostaria de registrar também a minha homenagem e saudade de um grande amigo, que já partiu, pioneiro de Brasília (segundo morador da SQS 304) e “vivedor” desses primeiros tempos, bom de briga, ex-aqualouco do Vizinhanças, tremendo pé-de-valsa,um grande coração, dono de belos DKWs, o nosso querido Jorge Amador.
    Abraços
    Augusto Freire

    ResponderExcluir
  22. Diga Augusto,
    Como te disse lá no Veteran, o Jorge Amador viveu nos mesmos lugares do que eu, só que em épocas diferentes, pois ele era um pouco mais velho.
    No encontro lá do Deck Brasil na QI 9 do lago sul, conversamos muito a respeito desta época tão bacana em nossas vidas aqui em Brasilia.
    Futuramente pretendo fazer uma homenagem a ele aqui.
    Jovino

    ResponderExcluir
  23. Grande Jovino,
    dia oito de maio, nosso amigo Jorge faria 65 anos, nasceu no dia do fim da guerra, Jorge por ser filho de devoto de Sao Jorge, Vitorio por ter nascido no dia do fim da Guerra e Amador pq amava tudo o que fazia, bem como seus familiares e amigos.

    ResponderExcluir