segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PORSCHEs HOLLYWOOD NO PELEZÃO

Uma corrida que assisti ao vivo no antigo autódromo improvisado que ficava no estacionamento do Estádio Pelezão, foi quando os famosos porsches da Equipe Hollywood tiveram uma derrota inesperada para a dupla brasiliense, Luiz Estêvão e Luiz Barata, pilotando um Royale GM, no qual os pilotos do Porsche 910, Anisio Campos e ALex Dias Ribeiro, foram pressionados pela dupla brasiliense até darem uma escapada e perderem a corrida, isto, se não me falha a memória, no sábado.
No domingo, o Greco colocou na pista o Porsche 908 pilotado pelo Luisinho Pereira Bueno e ele deu um show e ganhou a prova de ponta a ponta.
É uma corrida que não consta, pelo que eu saiba, em nenhuma revista especializada da época e as fotos, algumas já postadas aqui, também são raras, principalmente, a do Porsche 908 do Luisinho, que ainda não havia sido publicada em blogs.

Porsche 910 pilotado por Anisio Campos e Alex Dias Ribeiro

Luis Estêvão e Luis Barata no Royale GM seguido por Von Negri com o Chapéu de Freira



Porsche 908 pilotado pelo Luisinho Pereira Bueno que teria dato apenas umas voltas!

Colaboração do Ricardo Cunha que descobriu uma pequena nota na revista Quatro Rodas de 1972, até então, desconhecida, dando a versão do resultado da prova em que os Porsches Hollywood participaram aqui em Brasília, que segundo a nota, foram disputadas 4 provas, ao invés de 2, como conhecido e já divulgado por vários blogs especializados.
Embora, haviam alguns equívocos na divulgação de informações corretas, pelo menos, é uma revista especializada da época e que deve ser dado crédito, pois resultados mesmos, só pegando a planilha de resultados dos organizadores das provas da época, e isto, só "Deus" tem e as guarda a mil chaves.

Uma das provas, o resultado é este abaixo, com a vitória da dupla brasiliense, Luiz Estêvão e Luiz Barata.

A outra prova vencida pelo Luisinho, não consegui o resultado, mas se alguém souber, publicarei aqui.

Corrida em Brasilia, 1972
22 de Abril1 - Luiz Barata / Luiz Estêvão de Oliveira - Royale RP-6-Chevrolet
2 - Anísio Campos / Alex Dias Ribeiro - Porsche 910
3 - Antonio da Matta / Clóvis Ferreira - AC-Volkswagen
4 - Rômulo Consort / Aquino Consort - Prot. Minho-Volkswagen
5 - Haroldo Meira / Luiz Gladstone - Elgar GT-104
6 - Ruyter Pacheco / Nelson Piquet - Puma 1800
7 - Jaime Câmara Jr - Renault 4CV-Volkswagen
8 - Waldir Lomazzi / Bernardo Baessa - Prot. Giripoka-Corcel
9 - Edgar de Medeiros / Anderson Rocha - Volkswagen 1600
10 - Fernando Ramos / João Luiz da Fonseca - Volkswagen 1600


(Fotos, arquivo pessoal/Pururuca)

5 comentários:

  1. Prezado Jovino:

    O Luiz Pereira Bueno não correu com o Porsche 908/2 nessa segunda prova em Brasília, no dia 23/04/1972. Ele fez uma exibição com esse carro, dando algumas voltas pelo circuito.Na corrida ele pilotou o Porsche 910, em dupla com o Alex Dias Ribeiro.

    O resultado dessa prova foi:

    1 - Luiz Pereira Bueno/Alex Dias Ribeiro - Porsche 910
    2 - Clóvis da Gama Ferreira - AC-Volkswagen
    3 - Cleomar Resende - Volkswagen 1600
    4 - Ruyter Pacheco/Nelson Piquet - Puma GT 1800
    5 - Paulo Cesar Lopes/Carlos Alberto Brás - Volkswagen 1600
    6 - Jayme Câmara Jr. - Renault 4 CV - Volks
    7 - Haroldo Meira/Luiz Gladstone - Elgar GT-104
    8 - Durval Manzi - Volkswagen 1600
    9 - Waldir Lomazzi/Bernardo Baessa - Protótipo Giripoka-Corcel
    10 - Carlos Cesar Nascimento/Beto Toscano - Volkswagen 1600

    A dupla Luiz Estêvão de Oliveira/Luiz Antonio Barata, com o Royale RP-6 Chevrolet não terminou a corrida.

    Esses resultados me foram informados, há algum tempo, pelo pesquisador e amigo virtual, Napoleão Ribeiro.

    Um abraço.

    Ricardo Cunha

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, obrigado pelas correções, mas é uma prova que assisti ao vivo e o Porsche 908 realmente andou e como não tenho nenhum arquivo com resultados, me apego apenas na memória, que para mim, o referido porsche 908,disputou mesmo a referida prova, mas é difícil saber exatamente quem estava ao volante do 910 quando ele perdeu para a dupla brasiliense. O que já pesquisei é que quem dividiu o 910 com o ALex Dias Ribeiro teria sido o Anisio Campos mesmo, mas em relação ao parceiro do Luisinho, este, realmente, não me lembro.
    Lembro-me que o Royale realmente quebrou em uma prova, mas na outra, ele ganhou com a dupla brasiliense quando o 910 escapou em uma curva e o Royale o passou e venceu a prova.
    Não me lembro do AC ter corrido esta prova, mas já faz mais de 40 anos.
    Abs.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Quanto aos Porsches não sei qual andou onde, nem com quem, mas o Greco nada tinha a ver com a Equipe Hollywood. Ele tinha a Equipe Greco (antes Bino, antes Ford-Willys e antes Willys), que era dele. Quem comandava a Equipe Hollywood era o Anísio Campos...

    ResponderExcluir
  4. Tem razão Cesar. Já foi corrigido lá no texto.
    Jovino

    ResponderExcluir
  5. Jovino:

    Na corrida do dia 22/04, quem pilotou o Porsche 910 foi a dupla Alex Dias Ribeiro/Anisio Campos.
    No dia 23/04 foi a dupla Luiz Pereira Bueno/Alex Dias Ribeiro.

    O Royale RP-6 Chevrolet venceu no dia 22/04 e quebrou no dia 23/04.

    Na Quatro Rodas de JUN/1972 - Pag. 176, é citado que o Porsche 908 fez uma demonstração entre as duas baterias disputadas no dia 23/04, domingo, e estabeleceu o recorde extra oficial da pista - 1m 13,8s.

    Um abraço.

    Ricardo Cunha

    ResponderExcluir