sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROTÓTIPOS BRASILIENSES - OU QUASE?

O protótipo abaixo, entre tantos outros pelo Brasil afora, foi testado na pista improvisada do estacionamento do antigo Estádio do Pelezão, mas consta que nunca chegou a ser colocado numa disputa de corridas de verdade.

Repare, que na primeira foto, o piloto Ricardinho Nhen Nhen Nhen, grande amigo do Nelson Piquet, observa atentamente o protótipo que estaria sendo testado pelo Araí Xavier (piloto brasiliense que morreu num acidente da formula Ford na Inglaterra na primeira curva) e foi testado também pelo Nelson Piquet e segundo o piloto Ricardo Ramos, ele o teria capotado nesta mesma pista quando o testava e acabando aí com o sonho de vê-lo disputando uma prova.

Ampliando a foto, dá para se perceber que a estrutura improvisada da carenagem era feita de madeira (compensado), com a plataforma e suspensão dianteira volkswagem, coisa de doido, apaixonados, os verdadeiros sonhadores que fizeram parte da história do automobilismo brasileiro.


De pé e de jaqueta jeans, o famoso Pedrão, amigo do Piquet e que se aventurou na Europa juntamente com ele quando ele foi disputar as primeiras provas na Inglaterra, Ricardinho Nhen Nhen Nhen sentado na carenagem e o piloto Araí Xavier.

Aqui, já na pista, sendo testado pelo Araí Xavier.


Encostando no belo fusca (de quem seria?) uma comprovação de que a futura Divisão 3 estava por chegar.

To be continued...

Atualizando:

Segundo comentário do Ruyter Pacheco encaminhado para o meu email e bastante esclarecedor:

"Caro Jovino,

Recebendo o seu Email e checando no Blog, acredito que o piloto dentro do protótipo na primeira foto sou eu. Este carro foi idealizado e contruido por Nelson e eu com a carroceria de fibra de vidro feita no Pedrão.

Abraços,

Ruyter Pacheco"


(fotos, Napoleão Ribeiro)

3 comentários:

  1. Que barato. Era uma outra época mesmo. Muita aventura e liberdade criativa.

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  2. Comentário do Ruyter Pacheco encaminhado para o meu email e bastante esclarecedor:

    "Caro Jovino,

    Recebendo o seu Email e checando do Blog, acredito que o piloto dentro do protótipo na primeira foto sou eu. Este carro foi idealizado e contruido por Nelson e eu com a carroceria de fibra de vidro feita no Pedrão.

    Abraços,

    Ruyter Pacheco"

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  3. Jovino,

    Pelo offset das rodas e pneus slick as fotos devem ser de 1972 ou 73, no máximo.

    Daí que a Divisão Três na prática já existia desde 1971.Só que o Fusca com pára lamas recortado não se enquadraria no regulamento da DIV-3. Seria um Força Livre?

    Abs.

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