quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BRASILIENSE DE KART DE 1982

REVIVENDO O CAMPEONATO BRASILIENSE DE KART de 1982 - 4ª ETAPA

Há 28 anos o kart brasiliense realizava, no kartódromo do Guará, a 4ª etapa do campeonato com quatro baterias, a Estreantes e Novatos, a Quarta Menor e as categorias “A” e “B” com muitos pegas. A decepção ficou por conta da não participação da piloto Carla Adriana Souza Brito que não apareceu para a largada, até batidas e discussões acirradas e supostas ameaças de “sacarem o revolver” fizeram parte desta etapa do campeonato daquele ano.

Nas baterias realizadas pela manhã, correram apenas 11 pilotos, com a participação das categorias Estreantes e Novatos e Quarta Menor. Apesar da união das duas categorias o numero de participantes da Estreantes e Novatos não foi superior a três. Nesta categoria, Lincoln Neto dominou de ponta a ponta não dando chances a Jose Santoro, segundo colocado, nem a Antonio Ezequiel, que ficou em terceiro lugar. A grande expectativa girava em torno da estreia de Carla Adriana que acabou não acontecendo.

Na categoria Quarta Menor as emoções foram maiores. Nos treinos oficiais, Alexandre Rezende havia conquistado a pole. Contando com oito pilotos, as brigas pelas primeiras colocações não deveram nada as demais categorias.


No final, Marcelo de Paula, kart nº 60, chegou na frente seguido de Biagio Santoro. Na terceira colocação chegou Randal Diniz, em quarto o pole Alexandre Resende. Logo a seguir chagaram Luciano Rezende e, em sexto lugar, Gomes Junior, no kart nº 61.
Após o encerramento da primeira e terceira baterias, os pilotos das categorias “A” e “B” alinharam os seus karts , naquelas que seriam as baterias mais movimentadas com a participação de 17 pilotos.

Desde a largada os pilotos brigaram muito para chegarem à frente de seus adversários com disputas bem acirradas. A melhor disputa ficou por conta de Luis Caldas Pereira, o Pará e Miguel Soares Leon, da categoria “A”. Os dois lutaram do inicio ao fim da segunda bateria alternando posições diversas vezes. Quem levou a melhor foi o Pará, que acabou em quarto lugar na classificação final da etapa. Nesta categoria, Manoel Palhares confirmou seu favoritismo e dominou a competição. Além de marcar a pole da categoria, ficou na primeira colocação na soma total de pontos daquela etapa.

Na categoria “B”, o único acidente de maior gravidade registrado foi entre os pilotos Gley Lopes, kart nº 42 e Olavo Pires, kart nº 35, que bateram na curva da entrada dos boxes e saíram da pista. O kart de Olavo chegou a capotar, mas o piloto não sofreu nenhuma contusão grave e, embora fora da competição, ainda continuou no circuito. No momento do acidente, houve muita confusão e discussões e os ânimos ficaram exaltados. Segundo testemunhas, na hora do bate boca, houve até ameaça de algum valentão sacar o revolver, mas a denúncia não foi comprovada.
No final, as equipes trocaram acusações, mas, aos poucos, os ânimos serenaram e os dois pilotos foram os mais prejudicados: Gley Lopes ainda conseguiu obter o sexto lugar geral da categoria, mas o Olavo Pires, líder da categoria “A” não marcou pontos.


O vencedor da categoria “A” foi Max Straub, kart nº 44, seguido de Carlos Senise Junior. Em terceiro ficou Mauricio Hildebrand, pole da etapa, em quanto chegou Rafael Badra, em quinto veio Luiz Fernando Galvão seguido do acidentado Gley Lopes.

O Campeonato naquele momento era este:



(Fonte e fotos, jornais da época que me foram fornecidos pelo piloto Fernando Ramos ))

Um comentário:

  1. Comentário do Tadeu do TadRacing encaminhado para o meu email:

    "Bomdia meu amigo!!!!

    Fantástica sua postagem do kart!!!

    Os pilotos que vc cita, alguns já pude conhecer como o Rafael Badra, Vitor Foreti e seu filho que hoje está na F3 Sulamericana, Amir Nars, Constantino, Senise...

    Me interessa sim as fotos e se vc permitir, gostaria de reproduzir este conteúdo no meu site, com os devidos créditos (Fonte: Blog do Mocambo)...

    Neste sábado a tarde, está previsto uma corrida de kart lá no kartódromo do Guará. Apareça lá se puder, assim nos conhecemos e vc poderá lembrar do tempo em que vc anda por lá...

    Abraços,

    Tadeu."

    ResponderExcluir