sábado, 25 de junho de 2011

CINE DRIVE-IN DE BRASILIA - PURA NOSTALGIA


No mês passado, tive o prazer de visitar, depois de muitos anos, o Cine Drive-In de Brasília quando fui recebido pela Sra. Marta, a proprietária que o administra desde o falecimento de seu pai, o Sr. Jair Fagundes, e pudemos assistir de dentro da sala de projeções o filme "Rio" e saboreando um bom vinho
A Marta é uma verdadeira apaixonada pela sétima arte e mantém o cinema com o apoio de alguns funcionários dedicados, que, apesar da falta de maior apoio oficial para mantê-lo  e com toda a dificuldade que se tem para mexer com cultura, ela o mantem funcionando e é o único cine Drive-In em atividade no Brasil.

O projetor da época da inauguração do Cinema e preservado até hoje
Os maquinários, os projetores, os enormes rolos de fitas são da época de sua inauguração e preservados até hoje e a gente faz uma viagem ao passado com aquele ar de nostalgia dos anos 50 e 60, quando eles eram bastantes frequentados. Época dos Belairs, Corvetes, Thanderbirds, dos vestidos de bolinhas, das calças Jeans, do Rock and roll começando a aflorar, das jaquetas de couro, das belas jovens inocentes que caíam nas conversas dos Play Boys da época e eram seduzidas dentro dos carros e que inspiraram diversos cineastas a produzirem diversas cenas que ficaram imortalizadas no cinema hollywoodiano.

Os rolos chegam assim, depois a Marisa faz a união deles e passa para o rolo maior,
de onde é projetado na tela.
A movimentação do cinema é razoável e melhorou bastante depois de uma matéria que o programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão fez e  muito dos brasilienses que nem sabiam de sua existência lá dentro do Autódromo Nelson Piquet, passaram a frequentá-lo e o cinema passou a ser mais conhecido.

Aqui, o rolo já unificado e preparado para exibição
O Cine Drive-In foi inaugurado em 25 de agosto de 1973,  antes mesmo da inauguração do autódromo, quando o Paulo Figueiredo, filho do ex presidente João Figueiredo, o inaugurou. Posteriormente, o cinema passou para o Sr. Jair Fagundes que o administrou durante muitos anos, época em que sua filha Marta, com apenas 15 anos de idade, foi contaminada pelo virus da sétima arte e participava das atividades do cinema. Quando o Sr. Jair veio a falecer, ela assumiu a sua administração e o mantém até hoje.

O telão, o maior do Brasil, ao lado da churrascaria abandonada e que
precisa de restauração completa
O Cine Drive-In já recebeu ajuda da Ancine através de um projeto em que eles fazem um sorteio e contemplan alguns cinemas com uma pequena quantia para eles se manterem. Os filmes que são exibidos lá são alugados semanalmente através das distribuidoras, Focus, Paris Filmes, Paramount, Play Arte, entre outras.
Quando adolescente, estudava no GISNO, colégio de ensino médio de Brasília, ao lado do autódromo quando ele ainda estava em construção. Eu e uns amigos, matávamos aulas e íamos assistir aos diversos filmes que passavam por lá, principalmente, as pornochanchadas, que faziam sucesso quando podíamos apreciar as gostosonas da época, como a Angelina Muniz, a Aldine Miller, a Zaira Bueno e a rainha delas, a Helena Ramos, apesar da censura estar funcionando a pleno vapor.

Os dois rolos onde é passado o filme de um para
o outro quando da exibição da película

A câmara aberta onde passa a película

Brevemente, o Cine Drive-In estará promovendo uma sessão extra exclusivamente para os antigomobilistas de Brasília, quando poderemos assistir algum filme de época com o tema ligado a esta época romântica.

Provavelmente deverá ser numa quinta ou sexta à noite e todos poderão levar o antigo que quiser e ainda haverá também, uma outra sessão extra para o lançamento do filme "Faroeste Caboclo", baseado numa música do Renato Russo, exclusivamente, para os antigomobilistas.

Avisarei aqui no blog quando das sessões extras.

Marisa e o projetor, a operadora cinematográfica 

Ricardo Penta, foi quem instalou os projetores na inauguração do autódromo, Dona Marta,
a proprietário do Drive In e Marisa, a operadora cinematográfica
 
Por trás do prédio onde fica o projetor
Abaixo, para quem não assistiu, o video do Programa "Fantástico" com a ótima e emocionante matéria do Reporter Marcelo Canellas. Uma volta no tempo.
Bom fim de semana para todos.

2 comentários:

  1. Jovino,
    Que beleza de matéria e que história! Sensacional!!!!
    Não deixe de postar aqui no blog a data em que o Cine Drive-In estará promovendo a sessão extra.
    Abs,
    Hamilton.

    ResponderExcluir
  2. Diga Hamilton. Hoje estive com o seu irmão lá no VCC. Combinamos de nos encontrarmos lá no autódromo na terça feira onde tem encontro de motos e antigos. Pinta por lá.
    Sim, divulgarei aqui quando acertar com a marta para esta sessão para os antigomobilistas.
    Abs.
    Jovino

    ResponderExcluir