terça-feira, 28 de junho de 2011

OS ANTIGOS DE BRASÍLIA PREMIADOS EM ÁGUAS DE LINDÓIA 20011

Seis carros de Brasília foram premiados no Encontro Paulista de Autos Antigos de 2011, o conhecido Encontro de Águas de Lindóia.

O belíssimo Fúria Alfa do Tom Villas Boas
O Fúria Alfa pertence ao Tom Villas Boas e é um carro que fez história no automobilismo brasileiro.

Vi a estreia da primeira unidade aqui no conturbado Mil Quilômetros de Brasília de 1970 debaixo de um grande aguaceiro quando ele largou na primeira fila. Equipado com motor FNM 2150 e pilotado pelo Jaime Silva e Ugo Galina, liderou por algumas horas até ter um problema de vazamento, parar nos boxes, sanar o problema e voltar para a prova chegando na quarta colocação, se não me falha a memória.

Esta unidade premiada em Lingóia, trata-se do chassi nº 2 que pertenceu a Pedro Victor de Lamare e posteriormente ao piloto brasiliense Olavo Pires.
A restauração foi feita pelo Tom Villas Boas e ele instalou motor Alfa de 4 cilindros.

Correção do Blog: segundo o meu amigo Sidney cardoso, o Fúria FNM 2150 estreou nos Mil Quilômetros da Guanabara de 69, portanto, antes dos Mil Quilômetros de Brasília de 1970.

Abaixo a mensagem do grande Sidney Cardoso:

"Jovino e Joaquim
Acho que a memória dos dois está rateando um pouco, pois vi o Fúria com Motor Alfa Romeo 2150 correr os 1000 Kms da Guanabara em 1969. Ele correu com o numeral 81 e seus pilotos foram os mesmos, ou seja, Jaime Silva e Hugo Galina.Tenho certeza disso, tenho inclusive uma foto do Jaime Silva olhando o GT 40 e outras com o Toni Bianco.
É a idade meus amigos. A minha memória também anda rateando, mas como participei dessa corrida e tive um amor à primeira vista com o Fúria não me esqueci".


Valeu Sidney, o Alemão está nos atacando, mas blog é isto mesmo: é um somatório de informações e seja bem vindo novamene à blogosfera.



O Furia FNM nos Mil Quilômetros de Brasília de 1970
Antes, ele passou nas mãos de outros pilotos, como o Olavo Pires e andou abandonado por muitos anos até que o piloto Vicente o comprou e fez algumas modificações em sua carroceria, mexendo na carenagem dianteira e mudando a sua frente. Ele participou dos Mil Quilômetros de Brasília, se não me flha a memória, em 2002 com mecânica Alfa V6 e andou até bem, mas também não conseguiu concluir a prova. Quando o Tom o restaurou, voltou a sua frente para o que ele era na época de sua construção.

Para mim, é um dos mais belos protótipos construídos naquela época romântica do automobilismo brasileiro e fico muito feliz que ele tenha sido premiado. É um prêmio para aqueles que labutam para a preservação da história do nosso automobilismo.

Juarez Cordeiro e seu belo Mini Cooper. A restauração foi concluída quase que em cima da hora.

Antes, ele tinha as rodas de liga leve aro 10 e com os bancos em xadrez e o verde do carro era mais claro.O grande barato deste Mini Cooper ou Mini Morris é o volante do lado direito, como o usado lá na Inglaterra.


Este Volvo premiado pertence ao Renato Malcotti e o estado dele é impecável. O Renato é um dos grandes colecionadores aqui de Brasília e sempre está sendo premiado em diversos eventos.


O Belíssimo BMW conversível é do colecionador Fernando Marques


Este Willys Interlagos cupê 1965 pertence ao colecionador Tom Villas Boas e foi restaurado pelo Paulo Mostardeiro de quem o Tom o comprou.


Olha que belezura de puma Spider do Paulo Mostardeiro premiado em Lindóia que faz parte do Puma Clube de Brasília.

Abaixo um pequeno video mostrando como foi o encontro de Lindoia 2011.





Então, parabens aos nossos antigomobilistas.

(O video do You Tube e as fotos me foram encaminados pelo meu amigo Barata.)

12 comentários:

  1. PARABÉNS aos colecionadores de Brasília.

    Fico feliz e triste ao mesmo tempo!

    Feliz por mostrar que Brasília possui muitos apaixonados pelo antigomobilistmos e automobilistmo em geral e que aqui há carros de alta qualidade, como mostrado pelo Jovino.

    Triste devido a, salvo o puma, não conhecer esses carros... participo de alguns eventos, levando meu humilde fusquinha e em alguns eventos apenas como admirador e jamais presenciei ao vivo os carros premiados. Temos também que valorizarmos NOSSOS eventos locais!

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  2. Parabéns aos Amigos, Tom, Juarez e Mostardeiro. O Tom e o Mostardeiro dispensam cometários, mas o Juju "chegou chegando" hahaha, valeu!

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  3. Marcelo, concordo com você: nós temos aqui em Brasília um dos ou o melhor lugar para encontros de antigos que é sede do VCC que fica no Museu Vivo da Memória Candanga, mas mesmo assim, num lugar daquele privilegiado, porque faz parte da história de Brasília e do Brasil, muitos dos grandes colecionadores de antigos daqui comparecem lá com os seus carrões modernos e se esquecem de levar os antigos, motivo maior daquele espaço, por isto, muitos destes carros premiados em Lindóia, muitos de nós não os vimos.
    Mas estão todos de parabens.
    Jovino

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  4. Parabens pelos belos exemplares que os Brasilienses trouxeram para Lindóia.
    Para mim dois carros eu tinha certeza da premiação. Eram imbatíveis.
    O Furia e o Volvo 1800S.
    Tanto pela raridade, quanto pela excelente qualidade de restauração e apresentação.
    Premiação justíssima.
    Romeu

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  5. Nardini, concordo com você, o Fúria é Hors Concours e o volvo não fica atrás, mas o Mini do meu amigo Juarez é duca... também.
    Jovino

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  6. Jovinjo, acabei de chegar de Águas de Lindóia...
    "Arrepiante" o evento. Impressionante a qualidade dos antigos expostos no Evento.
    Adquiri um Shark e um Adamo GTL-1980 no evento.
    Mandarei as fotos que fiz para teu acervo e podes usá-la como tuas...
    Abraço e até outubro.

    Luiz Fernando Lapagesse

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  7. Manda mesmo Fernandinho que a gente divulga aqui.Shark é aquele carro baseado num Lorena?
    Agite aí o pessoal do Rio para o nosso encontro.
    Abs.
    Jovino

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  8. Jovino,

    Semq querer ser chato e já sendo. Nos Mil Km de rasilia de 1970 estreou somente o Fúri-FNM com o Jaime Silva-Ugo Galina. O Furia-Chevolet só estreou, se a memória não me falha, nas Seis Horas de Interlagos de 1971, com o Pedro Victor de Lamare ao volante.

    O chassi da foto é o #2 sem dúvida, que homenageia na sua restauração a pintura do chassi #1, embora a traseira seja diferente. Mas são opções conscientes feitas pelo seu proprietário.

    Abs.

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  9. Obrigado Joaquím, é isto mesmo. Farei a correção lá no post.
    Jovino

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  10. Jovino e Joaquim
    Acho que a memória dos dois está rateando um pouco, pois vi o Fúria com Motor Alfa Romeo 2150 correr os 1000 Kms da Guanabara em 1969. Ele correu com o numeral 81 e seus pilotos foram os mesmos, ou seja, Jaime Silva e Hugo Galina.Tenho certeza disso, tenho inclusive uma foto do Jaime Silva olhando o GT 40 e outras com o Toni Bianco.
    É a idade meus amigos. A minha memória também anda rateando, mas como participei dessa corrida e tive um amor à primeira vista com o Fúria não me esqueci.

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  11. Obrigado Sidney, já fiz a correção lá no texto com o seu depoimento.
    Jovino

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  12. Falou amigão.
    Acho muito legal essa interatividade nos blogs. Cada um vai contando o que sabe e no final fica bem legal.
    Forte abraço amigo.

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