terça-feira, 12 de julho de 2011

PORSCHE 956 EM LE MANS

O vídeo abaixo me foi encaminhado pelo Blanco e mostra uma prova das 24 horas de Le Mans. É impressionando como esta usina produz tanta velocidade chegando a 400 km/h na grande reta de Musanne e o piloto, Derek Bell, usando a alavanca de marchas, bem diferente dos carros robotizados de hoje.

Abaixo, a mensagem do Blanco.

 "Analise a "mercadoria" alemã (Porsche 956) do filme em um dia normal de trabalho, em Le Mans, há quase trinta anos!!! O obreiro tem que trocar as marchas manualmente, da forma convencional que conhecemos - sem a ajuda de computadores; não deve errar, usando, em algumas situações, dupla debreagem!!! Árdua tarefa para dominar apenas 635 HP´s, que considero pouco. Não obstante, repare bem na velocidade que o carro atinge em uma longa reta no início do filme (antiga reta de Mulsanne) - veja as faixas do asfalto: são 400Km/h!

Vejam o video, vale a pena.



Já que estamos falando de 24 horas de Le Mans...

É simplemente Ducar... este video feito pela Audi sobre a última 24 horas de Le Mans em que eles saíram vitoriosos.
A música, as imágens, são perfeitas.

Vale a pena, quando tiverem um tempinho sobrando, ver todo o filme.


3 comentários:

  1. O POrsche Museum atribui ao 956 a velocidade máxima de 350 Km/ph:
    http://presse2.porsche.de/presse/museum/html/en_7204_0.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,
    Mesmo que não seja 400km/h, os 350 km/h, para a época, já é muita velocidade, levando-se em consideração que não havia ainda a tecnologia dos carros de hoje.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. É verdade. Na década de 70 os 917 chegavam a pouco mais de 400 por hora no retão de Mulsane. Esses eram casca grossa. Vi em um museu na Flórida um motor de 917 em cima de uma bancada de aço. É muito grande!

    ResponderExcluir