segunda-feira, 23 de abril de 2012

O BMW ESQUIFE DE JAN BALDER

Vi o Jan correr num Mil Quilômetros de Brasília no final da década de 60 com o belo BMW Ti que foi transformado neste Spyder abaixo.


Mas segundo relato do Jan em seu livro "Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro", que a idéia de cortar a capota da BMW 2002 Ti e transformá-la num spyder, veio de Ciro Cayres que havia visto numa revista uma Lancia italiana com esta "solução aerodinâmica".



BMW 2002 Spider 8 Esquife  pilotada por Roberto Dal Pont e Willy Otto Jordan perseguida pela Alfa GTAM nº 25 pilotada por Abilio Diniz na prova 6 Horas de Interlavos realizada em 4 de julho de 1971.


Fitti-Alfa na perseguição à BMW-Esquife


Atualizando: Este post está sendo feito de acordo com os comentários dos amigos: surgiu a dúvida se o BMW Esquife de Jan Balder torcia muito o chassi. Veja na foto ele na pole numa prova em Interlagos. Ao seu lado a Carretera 18 do Camilo Christófaro e o Snob Corvair de Eduardo Celidônio, carros que sempre andavam na frente em provas daquela época. Acredito que o problema de torção do chassi seria fácilmente resolvido naquela época.

Segundo o Mestre Joca, "ele desconfia que deu margem à criação do BMW-Esquife tenha sido a Lancia Fulvia HF Speciale Barchetta que correu a Targa Florio de 1969, sob o comando da dupla Sandro Munari-Rauno Aaltonen que terminou em nono lugar na geral e segundo na categoria P2 (protótipos até 2 litros), lutando em condições de igualdade com os Porsches 907, muito embora fosse equipada com um motor de 1,6 litros de 140 HP".

A foto abaixo foi copiada do FaceBook do Jan Balder.

Seria este o tal Lancia Fulvia HF que inspirou a criação do BMW Squife?

Lendas à parte, são dois belos exemplares.

Onde seria esta foto?

12 comentários:

  1. Legal Jovino, eu lembro qdo criança de ver nas 4RODAS e outras publicações que meu pai tinha o BMW do Jan Balder e achava esquisito. Será que a retirada das colunas não deixava estes carros com uma torção excessiva na carroceria???

    ResponderExcluir
  2. Endosso o comentário/pergunta do Gargioni. Na segunda foto, a BMW parece sofrer as consequências da "plástica" a que foi submetida quando comparada com a Alfa que vem atrás. Esteticamente também não gostei. Mas gosto não se discute. Um abração, Jovino. Seu blog é sucesso de público e de renda na TV Senado.
    David Varchavsky

    ResponderExcluir
  3. Este blog é o máximo e diversão com informação de primeira.
    Quanto a estética e os problemas de torção acredito que nossos heróis do automobilismo brasileiro só se preocupavam acelerar.
    Grande abraço
    Alvinho

    ResponderExcluir
  4. Jovino.
    Essa BMW "esquife" quando veio correr aqui ficou guardada na garagem da antiga loja da Masson, na 504 sul (ao lado da Riachuelo, que existe até hoje). Morávamos no bloco J da SQS 304, de frente para a W2, vi o carro diversas vezes lá. Na minha memória ficou sempre associada ao Ciro Caires, não sabia que tinha sido pilotada pelo Jan Balder.
    Abraço
    Augusto Freire

    ResponderExcluir
  5. Fabiani, David. Eu vi o Esquife correndo aqui em Brasília, se não me falha a memória, no Mil quilômetros de 69. Lembro-me como fosse hoje: na saída do bacião da rodoviária ele entrava forte e o grande barato destes carros de corridas daquela época, é que eles enclinavam muito e como diz o alvinho no meu comentário, os pilotos daquela época era cabras machos mesmo e estes pequenos detalhes de uma possível torção, os caras não estavam nem aí, aceleravam mesmo, raspando meios-fios, passando ao lado de árvora, tirando fino no paredão da rodoviária. O automobilismo naquela época era o que chamamos hoje de "automobilismo de garágem". Eu particularmente, acredito que o Esquife não torcia muito não, mas quem poderá esclarecer isto é o próprio Jan Balder.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Augusto. Como já disse várias vezes aqui e em outros blogs, quando chegava a época dos mil quilômetros de Brasília, eu saía do final da asa norte com uns amigos e subíamos a avenida atrás de oficinas e fundos de quintais que preparavam carros de corridas e eles treinavam ali mesmo, em plena av. W3 norte. Vi muitos carros estacionados em estacionamentos de pequenos hoteis e, como diz você, em quadras comerciais e até residenciais. Tempos bons demais.
    Jovino

    ResponderExcluir
  7. Hermoso BMW Spider; que lindo se lo ve,
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  8. La foto del Fluvia es de la Targa Florio de 1969.

    ResponderExcluir
  9. Gracias Juan y Bienvenido al Mocambo Blog. Jovino

    ResponderExcluir
  10. Jovino
    Com certeza ele correu os 1000 Km de Brasília 1970.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Sidney. A memória as vezes, falha. Foi naquele último mil quilômetros com muita chuva.
    Jovino

    ResponderExcluir
  12. É isso aí Jovino, teve muita chuva.

    Ainda não havia visto uma foto desse Lancia Fulvia HF. Pelo visto parece que eles copiaram dele mesmo. Os dois são muito parecidos.

    ResponderExcluir