terça-feira, 22 de junho de 2010

REMINISCÊNCIAS BRASILIENSES - INAUGURAÇÃO AUTODROMO DE BRASILIA

Em 1974, houve a inauguração do autódromo Internacional Nelson Piquet, uma semana depois da prova que foi realizada em Interlagos válida pelo campeonato daquele ano.
Na época, esta corrida serviu também para homologar o autódromo na categoria de Internacional e eu estava lá juntamente com uma turma.

Autódromo lotado. Ficamos acampados no final desta reta
Não sei o que deu na cabeça da gente, mas a inauguração do autódromo trouxe uma grande expectativa aqui em Brasilia e nós resolvemos adentrá-lo, como sempre fazíamos naquela época, pulando a cerca de arame por volta das 21h do sábado.
A nossa intenção era pegar um bom lugar e nos livrarmos do pagamento dos ingressos que eram muito caros para nós meros estudantes naquela época. De madrugada, quando estávamos no elevado 1 ou curva 1 no meio da escuridão, começamos a avistar uma barreira de soldados da PM que vinham em nossa direção armados de fuzis , cacetetes e o que mais nos meteu mêdo, enormes e ferozes cães pastores alemães.
Os PMs foram muito agressivos e não nos deu tempo nem para poder tentar justificar o injustificável do porque de estávamos ali dentro, naquela hora.
O nosso amigo Pedro, o mais conversador da turma, tentou argumentar e levou uma tremenda bofetada no rosto e a gente não pode fazer nada, pois os cães com cara de poucos amigos já tentavam nos devorar, mas foram contidos pelos PMs e nós tivemos que pular novamente a cerca para fora do autódromo.
Depois da frustração, não desistimos, fomos para casa dormir e bem cedinho, pela manhã, pulamos novamente a cerca e assistimos a prova vencida por Emerson Fittipaldi.
No sábado, durante o dia, lembro-me do Lorde dono da equipe Hesketh do piloto James Hunt, fazendo uma atividade incomum para a formula 1 de hoje, ele mesmo varrendo o boxe em que estavam a sua equipe e algum fotógrafo o flagrou e saiu publicada a referida foto na primeira página do correio brasiliense.
James Hunt e seu Hesketh que correu aqui em Brasilia

Com a saída do Emerson da Maclaren, Hunt foi para lá e sagrou-se campeão mundial
Quando estávamos no boxe do Emerson Fittipaldi, ficamos lá feito corujas observando tudo que acontecia até que um mecânico pegou algumas velas retiradas do carro do Emerson e as jogou dentro de uma pequena lata de lixo e a molecada avançou na referida lata e eu consegui pegar uma que guardei durante muitos anos como lembrança daquela única corrida de formula 1 realizada aqui em Brasilia.

Carlos Reutemann sendo perseguido por Jody Scheckter na reta das arquibancadas
E ainda teve a lenda da passagem da laranja, que, em determinado momento da corrida, quando Reutemann liderava à frente do Émerson, um espectador teria arremessado uma laranja no carro dele, atingindo-o de raspão, na lateral. O impacto teria causado um furo na carenagem que provocaria a quebra e o consequente abandono na volta seguinte, pois parecia que ele ganharia com facilidade pela frente que ele já havia aberto de quase uma reta para o Emerson.
O correio brasiliense, incumbiu um jornalista de fazer um grupo de sensibilização ao governo local para que investisse na prova como forma de inaugurar o autódromo.
O Ramon Von Buggenhout, secretário geral da CBA, espertamente, fez sua parte. Numa das medidas, batizou tudo do autódromo com nome dos cartolas da FIA, retas, curvas, boxes, tinham nomes que duraram apenas uma prova.
Enfim, estas são algumas histórias, lendas e folclores envolvendo a única prova de formula 1 na cidade.

Fotos, reprodução

Um comentário:

  1. Essa é para os aficcionados... A primeira versão 2010 do Quiz Speedblog está no ar: teste seus conhecimentos sobre automobilismo e concorra a uma camiseta exclusiva do Shell V-Power Etanol. O jornalista Mair Pena Neto não facilitou na elaboração das perguntas! Responda por e-mail ao quiz no Speedblog e comprove sua paixão pela F1.

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