quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REMINISCÊNCIAS BRASILIENSES - CALÇAS LEE

O papo surgiu lá no blog do Mauricio Morais quando o Edu Malaveia, ex-piloto de Simca Rally, foi explicar para o Sidney Cardoso como surgiu o apelido de "Malaveia" e citou as calças LEE como um difícil objeto de desejo dos jovens daquela época.

E realmente era e logo me veio na memória a pequena história: no início da década de 70 o Rock and Roll aflorava por todo canto, Jimi Hendrix, Who, Led Zeppelin, Stones, entre outros, faziam a cabeça da gente aqui no Planalto Central, pois em Brasília não se tinha muito o que se fazer, a não ser colocar uns vinis debaixo do braço e ir para as festas nas quadras da redondeza ou dar uns peguinhas pelas largas avenidas da cidade.

O fuscão brabão preparado pela Camber, os meus irmãos Mirson, Graça, Marcio, Luiz e o amigo Nilvan desaparecido misteriosamente.

Junto com eles vinham, também, os costumes, os cabelos grandes, as suíças e as barbas, os trejeitos e os vestuários e todos nós tentando ser um pouco da imagem dos nossos ídolos roqueiros.

E o que fascinava muita gente era a tão desejada Calça Lee, raríssimas de se conseguir, pois elas eram importadas numa época em que a importação era muito difícil aqui no Brasil.

Aqui em Brasília era realizado a festa dos Estados onde cada Estado brasileiro montava as suas barracas com comidas típicas, artesanatos, roupas, enfim, tudo que era representativo do seu referido Estado.

Na barraca de Goiás podia-se saborear o famoso frango com Pequi e Gueroba, prato típico daquele Estado (preferido do amigo Goiano Paraibano Mauricio Morais), na barraca do Rio Grande do Sul, o delicioso churrasco gaúcho, na barraca do Pará, o Tucupi no Tacacá, e assim, poderíamos conhecer um pouco de cada cultura deste país continental.

Na barraca de Manaus havia a tão esperada Zona Franca de Manaus onde eles colocavam a venda as sonhadas calças Lee, o que obrigavam muita gente a madrugar na fila para se conseguir comprar uma.

O meu irmão Mirson foi um deles e conseguiu comprar uma depois de muito penar na fila e a expôs, não só para sua família, mas também para os amigos e passou a ir às festas mostrando o seu troféu de conquista.


A minha calça Lee que guardo a mais de 25 anos juntamente com alguns dos meus vinis

Mas todos nós irmãos queríamos também usufruir do uso da cobiçada calça e aí, democraticamente, todos nós passamos a pegá-la emprestada para poder curtir um pouco no meio da juventude da época, inclusive, as nossas irmãs entraram na brincadeira.

Mas usá-la apenas do jeito que foi vendida, não estava com nada, pois o grande barato era quando elas começavam a desbotar e muitos apressadinhos não conseguiam dar o tempo necessário para o desgaste natural e usavam Qboa na lavagem para acelerar o seu desbotamento, o que, muitas vezes, acabavam por estragar as calças quando usavam uma porção acima do necessário.

Depois apareceram os macacões Lee muito usados nos filmes de cowboys, as jaquetas Lee, e, posteriormente, apareceu a rival dela, as calças Lewis gerando até discussões de qual seria a mais bonita.

Turminha da pesada e seus jeans em uma pescaria no Araguaia. Eu, Iguatemi, Teobaldo, os meus irmãos Marcio e Mirson, Cruz, o fera na tarrafa e o meu outro irmão Tonho, o mergulhador.

Enfim, época de grandes recordações e como o difícil era prazeroso de se conquistar.
(Fotos, arquivo pessoal)

11 comentários:

  1. Quem não tinha Lee usava USTOP. Jeans grosso, duro que chegava a machucar, he, he. Usei muita USTOP com Kichute, que na verdade devia se chamar Kichulé, kkkk.

    ResponderExcluir
  2. É, Mauricio, mas elas vieram bem depois da Lee e do Lewis. Eu tenho uma jaqueta Staroup que uso até hoje e tem bens uns trinata anos também.
    O Kichute, usei pouco, pois era mais usado para jogar bola e eu nunca fui muito fã de futebol, mas que dava um chulézinho brabo, isto dava.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. hahahaha sensacional a história.
    Hoje em dia com as Renner, C & A, etc., qualquer um te acesso a uma roupa apresentável.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. MORAVA EM COPACABANA E VIVIA A ERA DA DITADURA JOGANDO BOLA NA TRAVESSA ANGRENSE COM TERRORISTA DAS CELULAS POIS ASSIM ERAM CHAMADOS OS COLEGAS DE PELADINHA NO FINAL DA RUA.ESTAS CALCAS LEE ERAM VENDIDAS POR UMAS BARRACAS QUE ERAM DE VARIOS IRMAOS CERCA DE 5 QUE TINHAM DIFICULDADE DE LOCOMOCAO E ANDAVAM DE CADEIRA DE RODAS.O QUE EU LENBRO BEM ERA DAS CANETAS DE 12 CORES,OS JOHNIE WALKER RED,AS CALCAS LEE E OS CIGARROS MALBORO QUE EU ENTREGAVA A DOMICILIO EM TROCA DE CHICABON
    PUTZ GRILO TERAPIA SEM ASSINAR CHEQUE
    JOSE CARLOS SETE LAGOAS

    ResponderExcluir
  5. Francis, hoje realmente tudo é muito fácil e Jeans existem aos montões, mas eles tamabém, naquela época, patrocinavam grandes equipes de corridas, o próprio piquet foi patrocinado pela Gladson quando corria de super v.
    José Carlos, veja que todos tem uma história envolvendo as calças Lee. Havia também as camisetas que a gente amarrava cordões em partes da camisetas e depois as tingia e onde havia as amarraduras de cordões ficam brancas sem tingir e aí formavam figuras, muito usadas pelos hippongas de AP.
    Jovino

    ResponderExcluir
  6. Jovino
    Acompanhei tudo lá no blog do Maurício.
    Época boa né?
    Olha, em uma das fotos vi que você gosta do Elvis.
    Se ainda não tem procure adquirir estes dois DVDs de shows ao vivo dele e depois me diga o que achou, tenho certeza de que vai adorar.

    1 - ELVIS ALOHA from HAWAII
    2 - ELVIS LIVES. Esse último procure comprar o produto nacional que tem legenda em Português.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Jovino
    Só pra te deixar com um pouco de água na boca:
    ALOHA FROM HAWAII
    http://www.youtube.com/watch?v=dw502evW9CM&feature=fvst

    Elvis Lives

    http://www.youtube.com/watch?v=WtkLWyplJ7Y
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sidney, eu tenho o vinil do Elvis Aloha from Havai, mas em vinil, mas teria que procurar, pois ainda mais de mil vinis.
    Adorei os videos, principalmente, o blues e o Jonny be good do Barry. Vou dar uma olhada para ver se tenho os outros DVDs.
    Agora, fiz uma homenagem para o Elvis no dia mundial do rock, o link é este abaixo numa grande interpretação do Elvis 56 dias antes de morrer. O link é este abaixo:
    http://blogdojovino.blogspot.com/search?updated-max=2010-08-08T09%3A46%3A00-03%3A00&max-results=7
    Abs.
    Jovino

    ResponderExcluir
  9. Uma mais agitadinha em Elvis Lives:

    http://www.youtube.com/watch?v=G7gBZmQXn14

    ResponderExcluir
  10. Jovino
    Estava procurando essa terceira música quando você me respondeu.
    Acabei de ler agora e já fui lá e deixei um comentário.
    Grato e abraços.

    ResponderExcluir
  11. Sidney, acho que batemos nos gostos das músicas do Elvis, pois "Suspicious Mind" eu até ia te indicar de uma outra postagem que fiz dele aqui no Blog quando fez 33 anos de sua morte.
    Este video que você me indicou é ducar... grande interpretação dele. Esta música foi tema de ótimo filme em que o Richard Gere é protagonista em que ele faz papel de um roqueiro e rouba um porsche tipo 356 fechado e acaba por matar um policial acidentalmente e a polícia o persegue pelas estradas. Ele conhece uma francesinha linda e tem um romance com ela até a polícia o pegar e dar fim a ele.
    Jovino

    ResponderExcluir