sexta-feira, 26 de novembro de 2010

REMINISCÊNCIAS BRASILIENSES - LEGIÃO URBANA

TEMPO PERDIDO!

No final da década de 70, o movimento Punk rock começava a criar raiz em Brasília através de uma turma que teve o privilégio de viajar para a Inglaterra, onde o movimento já estava consolidado desde 1975, alguns deles, filhos de diplomatas e que traziam discos, informações e tudo o que estava acontecendo lá fora. Então Brasília passou a ser conhecida nacionalmente como a capital do Rock .
Muitas bandas surgiram naquela época, como o Aborto Elétrico, O XXX, que depois se transformou em Plebe Rude, o Escola de Escândalos e o Capital Inicial, entre outras. Mas, de todas, a que teve reconhecimento logo de cara foi a Legião Urbana (ex Aborto Elétrico), liderado pelo rockeiro Renato Russo.

Uns anos antes, conheci o Renato na recém-inaugurada Área de Lazer do Lago Norte, quando ele sentava na grama e rodeado de um monte de gente e com a sua Craviola, desfilava um monte de músicas que se tornariam sucesso posteriormente.

Uma delas era “Faroeste Caboclo”. E assim ele se tornava a maior atração naquelas tardes ensolaradas, onde a galera comparecia para desfilar as suas máquinas e tomar umas loiras geladas e apreciar o desfile de gatas com trajes de praia.

Renato era um líder nato, pois tinha uma cabeça privilegiada, uma ótima cultura, falava muito bem o inglês e comandava uma turma de Punks que se apresentavam em qualquer canto onde houvesse uma chance para ligar os seus instrumentos e fazer aquele som estranho, mal tocado, mas visceral e pulsante e que acabava por envolver todos os presentes com aquele visual extravagante.

Começaram a tocar na Colina da UNB, no Teatro da ABO, e que reuniam algumas bandas que já estavam começando a se destacar, sempre acompanhados por uma legião de seguidores.

Depois, com a onda punk pegando em todo o país e a mídia os assumindo, montaram um bar que passou a ser o point deles, muito bem estruturado e com uma decoração muito bem transada, o “Radicaus”, e aí Punks e não Punks, New Waves, curiosos, frequentavam o lugar que enchiam a comercial da 107 norte.
Mas para fazer sucesso era necessário fazer um som menos agressivo e ele começou a colocar elementos da música POP no seu trabalho e assim a banda começou a atingir a grande mídia.
O último show deles que vi foi no Ginásio de Esportes completamente lotado (a maior lotação dele) com a banda já consagrada nacionalmente.

Há pouco, o Renato teria completado 50 anos se estivesse vivo. Como o tempo passou rápido e nem nos apercebemos disto!

Será que o tempo realmente foi todo perdido! Ou nós é que realmente envelhecemos e o nosso tempo é que já passou.

“Tempo perdido”.

"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos...

Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo...

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens...

Tão Jovens! Tão Jovens!"...



(video, reprodução You Tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário