PARA ENFRENTAR AS LOLAS E P 33
Como a mecânica original volkswagem não seria páreo para enfrentar as máquinas poderosas que começavam a chegar ao Brasil, como a Lola T 70 e a Alfa P 33, Anisio e Bird Clemente compraram o conjunto mecânico do Porsche que equipava o Fitti-porsche, um carro que, segundo consta, venceu apenas uma bateria de uma prova no Rio de janeiro, mas que sempre se mostrou muito veloz marcando tempos espetaculares nas corridas em que participou e adaptou este conjunto ao AC.
Nos testes realizados pela revista Quatro Rodas, em 1969, o AC Porsche chegou a virar sem forçar em 2.47m. Mesmo assim, segundo Anisio Campos, que a mecânica Porsche com que foi equipado o AC representava o limite máximo de suas possibilidades, pois ele foi projetado para usar componentes Volkswagen, por isto, sua intenção era a de projetar um novo AC que pudesse receber o conjunto de motor e câmbio ainda mais possante e dessa maneira poderia enfrentar com maiores chances os novos carros importados.
Das poucas notícias dele em competição foi com o piloto Marinho Antunes que, após algumas provas não tão bem sucedidas, mudou para a mecânica VW, mais barata e confiável.
Sidney, veja parte da matéria do Expedito Marazzi quando ele fala do Circuito Brizzi
Jovino
ResponderExcluirEsse não cheguei a ver de perto.
Se o teste foi em Interlagos, acho que há um equívoco no tempo. Não teria sido 3.47m?
Abraço.
O motor Porsche 2.0 do Fitti até que era confiavel. O que abria o bico era o câmbio, herança do 550 do Bino.
ResponderExcluirMas acho que o AC já estava com caixa VW.
Sidney, quem deu as voltas e fez a reportagem foi o Expedito Marazzi e segundo ele "deu apenas 3 voltas no miolo, conhecido como circuito Brizzi" e o tempo é este mesmo, 2.47m. Seria uma parte do circuito de Interlagos?
ResponderExcluirM, obrigado pela presença aqui. Então era muito motor para pouco câmbio?
Segundo o Marazzi a alavanca ficava no centro do carro, devendo ser operada com a mão esquerda, mas não fala de que caixa era, mas colocaram todo o conjunto do Fitti Porsche.
Jovino
Jovino,
ResponderExcluirAcho que o conjunto já estava mesmo com a caixa VW.
E o motor Porsche 2.0 era mesmo muito motor para ela !
Ah ! Como eu gostaria de encontrar um motor destes ainda "perdido" pela aí...
Pois é, e o destino deste motor? Houvi falar que foi vendido para fora do País.
ResponderExcluirVou fazer, brevemente, uma entrevista com os dois últimos proprietários do Fitti Porsche falando do destino dele e publicarei aqui no Mocambo.
Jovino
Pelo o que eu lembro, vieram 4 motores destes para a Dacon.
ResponderExcluirE pelo o que sei, foram todos embora !
Só tenho deles o manual de fábrica.
Mas a esperança é a última que morre !
Quem sabe eu ainda não tropeço em um perdido por aí...
Jovino
ResponderExcluirNunca ouvi falar no circuito Brizzi.
Achei que esse tempo não era o de Interlagos porque quando o Wilsinho quebrou o recorde dele com o Fitti-Porsche nas Mil Milhas de 67 eu estava lá e foi de 3m 31s 8/10 d, portanto achei uma desproporção enorme desse tempo. Entendeu?
E o M está com toda razão, o Motor Porsche 2.000cc era bem resistente o problema do Fitti-Porsche era mais com câmbio e trambulador.
Agora, somente a título de curiosidade, sabem quantos motores Porsche 1.600cc a Dacon trouxe?
Vocês custarão a acreditar... 16!!! Tenho as guias de importação guardadas aqui. Mas esses eles usaram também em Karmann-Ghia com carrocerias de lata para vender para o público em geral e não apenas para corridas.
Abraços.
O motor Porsche 1600 também é um bom motor, com incríveis 110 HP na versão de rua, resistente e durável !
ResponderExcluirO inacreditável é que este motor é muito semelhante ao VW 1200 !
Internamente tem as mesmas dimensões, apesar da carcaça ser maior, o que melhora a refrigeração.
Com os mesmos colos de virabrequim, usa as mesmas bronzinas do 1200.
O comando de válvulas tb tem as mesmas medidas do 1200, só diferindo nos lobes e duração.
O pulo-do-gato está nos cabeçotes, que são uma obra de arte !
Com câmaras hemisféricas e válvulas em V, e com ajuda dos pistões cabeçudos, humilha o pobre 1200, com 82 HP a mais !
Sidney, resolvi colocar lá no corpo do Post a parte da matéria do Marazzi que fala do Circuito Brizzi. Eu também nunca ouvi falar nele.
ResponderExcluirAgora, 16 motores porsches que a Dacon importou, também é uma novidade para mim.
Jovino
Jovino
ResponderExcluirAchei legal você ter colocado. Quero deixar claro que confio em sua integridade, achei que,talvez, quem havia te passado a informação poderia ter se equivocado.Como sou do Rio e fiz só 4 corridas em Interlagos, confesso que não sabia que eles chamavam a parte do miolo de circuito Brizzi. Como disse anteriormente nunca ouvi falar nisso. Mas de qualquer forma estava certo quando estranhei aquele tempo de 2.47s para o circuito inteiro de Interlagos.
Você gostaria que eu escaneasse o recibo da importação pela Dacon dos 16 motores Porsche 1.600cc e te enviasse?
Abraços.
Manda sim, e fala alguma coisa que a gente posta aqui.
ResponderExcluirAbs.
jovino
Jovino
ResponderExcluirMeu pc deu pau no domingo, mas já telefonei para o rapaz que me dá suporte e amanhã terça-feira, 30 de novembro, ele vem aqui consertar.
Então escanearei e te enviarei. Fique tranquilo que o material já está em cima de minha mesa. Estou teclando do pc de minha mulher que não tem scanner.
Até amanhã.
Abraços.
Ok. Fico no aguardo.[
ResponderExcluirObrigado.
Jovino