Mais uma série de fotos do Baú do Fernando Ramos mostrando o Autódromo de Fortaleza no início de sua inauguração quando recebia provas do campeonato Cearense e Brasilieiro.
O Autódromo Internacional Virgílio Távora foi o primeiro do Nordeste. Inaugurado em 12 de janeiro de 1969, com o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, prova de 65 voltas teve como vencedor o piloto da Bahia, Luís Pereira dos Santos, o "Lulu Geladeira", pilotando um Puma Espartano.
Nesta prova 16 carros largaram e a média de velocidade de "Lulu" foi de 97,5 km/h. Em 19 de outubro de 1969 aconteceu o GP do Ceará com a participação de 22 carros e a vitória de Marivaldo Fernandes e Luis Fernando Terra Smith pilotando um Alfa GTA. Nesta época a pista tinha um traçado símples com apenas 5 curvas e 2500 metros.
A largada era no sentido horário. No ano de 1970 foi realizada a primeira prova internacional do circuito, uma etapa da Fórmula Ford com vitória de Emerson Fittipaldi. A prova de Fortaleza foi, durante muitos anos, a única prova internacional realizada no autódromo. Após este momento, as provas mais importantes realizadas foram uma etapa de Divisão 3 em 1974 e uma corrida no ano inaugural da Stockcar em 1979.
O Autódromo Internacional Virgílio Távora foi o primeiro do Nordeste. Inaugurado em 12 de janeiro de 1969, com o Grande Prêmio Ministro Mário Andreazza, prova de 65 voltas teve como vencedor o piloto da Bahia, Luís Pereira dos Santos, o "Lulu Geladeira", pilotando um Puma Espartano.
Nesta prova 16 carros largaram e a média de velocidade de "Lulu" foi de 97,5 km/h. Em 19 de outubro de 1969 aconteceu o GP do Ceará com a participação de 22 carros e a vitória de Marivaldo Fernandes e Luis Fernando Terra Smith pilotando um Alfa GTA. Nesta época a pista tinha um traçado símples com apenas 5 curvas e 2500 metros.
A largada era no sentido horário. No ano de 1970 foi realizada a primeira prova internacional do circuito, uma etapa da Fórmula Ford com vitória de Emerson Fittipaldi. A prova de Fortaleza foi, durante muitos anos, a única prova internacional realizada no autódromo. Após este momento, as provas mais importantes realizadas foram uma etapa de Divisão 3 em 1974 e uma corrida no ano inaugural da Stockcar em 1979.
O Autódromo Internacional Virgílio Távora é um autódromo localizado no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza e é o único autódromo do estado do Ceará onde se realizam as provas e competições de automobilismo e motociclismo. Seu nome é em homenagem de Virgílio Távora que foi governador e senador. Pela falta de continuidade de provas importantes, quando da organização destas, passou por diversas reformas. No começo de 2006 foi feita a última grande reforma com mudança de todo asfalto e melhoria da estrutura do autódromo para a realização da 2ª etapa do campeonato brasileiro de 2006 da Fórmula Truck.
O autódromo no início de sua inauguração
Atualmente é administrado por José Haroldo Scipião Borges, presidente da Federação Cearense de Automobilismo. O autódromo também é palco de apresentações automobilísticas de manobras com carros, motos e caminhões, test driver, e de mostras e lançamentos de carros e veículos.
O Autódromo Atualmente
(Fotos, Fernando Ramos, Fonte, pesquisa Internet)
Jovino
ResponderExcluirEsse eu não conhecia, só de nome. Agora olhando o traçado vejo que lembra um pouco o antigo de Jacarepaguá.
Abraços.
É, Sidney, para inaugurar a testeira do blog, o automobilismo do Ceará merece uma pequena homenagem.
ResponderExcluirABs.
Jovino
Jovino,
ResponderExcluirUm pequeno reparo: o circuito era e continua sendo no sentido anti-horário, haja vista a primeira Curva (a do Desespero, a que já me referi antes...)virar à esquerda no final da reta.
Abs.
O circuito normalmente é anti-horário salvo quando a Fórmula Truck corre aqui pois não quiseram se arriscar fazendo a curva do Dessespero com a feiada na descida!
ResponderExcluirNo caso da Truck potencia é o que não falta para fazer o retão todo na subida!