O papo surgiu lá no post sobre o AC Porsche. Nos comentários o M. havia dito que achava que a DACON havia importado 4 motores Porsche 2.000cc. E o Sidney Cardoso acrescentou, também, nos comentários, para a minha surpresa e acredito que de muita gente, que eles haviam trazidos 16 motores desta mesma marca com 1.600cc. Pois bem, após o Sidney escanear o recibo de importação foi que ele percebeu que a memória o havia traído – coisas da idade – pois, na verdade, eles importaram 18 motores Porsche 1.600cc e não 16 como ele havia falado.
Segundo o Sidney, a Dacon usou estes motores também em Karmann-Ghias com carrocerias de lata para vender para o público em geral e não apenas para corridas.
Mais algumas observações a respeito do motor Porsche 1600 feitas pelo nosso amigo M:
“O motor Porsche 1600 também é um bom motor, com incríveis 110 HP na versão de rua, resistente e durável!
O inacreditável é que este motor é muito semelhante ao VW 1200!
Internamente tem as mesmas dimensões, apesar da carcaça ser maior, o que melhora a refrigeração.
Internamente tem as mesmas dimensões, apesar da carcaça ser maior, o que melhora a refrigeração.
O comando de válvulas também tem as mesmas medidas do 1200, só diferindo nos lobes e duração.
O pulo-do-gato está nos cabeçotes, que são uma obra de arte !
Com câmaras hemisféricas e válvulas em V, e com ajuda dos pistões cabeçudos, humilha o pobre 1200, com 82 HP a mais !”
Com câmaras hemisféricas e válvulas em V, e com ajuda dos pistões cabeçudos, humilha o pobre 1200, com 82 HP a mais !”
José Luiz "TATICO" Rosatelli (sócio e amigo do Paulo desde os tempos em que ambos moravam em Santos e foram amigos de Faculdade), Paulo Goulart, Rodolfo Sevecenco e Duílio com um dos vários motores Porsche 356 1.6 Litros com dupla carburação Solex PII-40 que o Duílio trouxe da Alemanha desmontado nas malas, ainda na empresa RAMPSON - que significava a junção das iniciais "R" de Renata, esposa do Paulo; AM de Ana Maria, esposa de Dilson Funaro; P de Paulo e SON de Dilson Funaro (Essa viagem foi uma epopéia e merece um capítulo à parte).
O motor Porsche da 904 2.0 com quatro comandos e dois distribuidores que equipavam os K-G/P DaconPaulo Goulart, da Dacon, trouxe de São Paulo seu primeiro Karmann-GhiaPorsche Nº 2
Chegada em Brasília: o nº 77 em primeiro (Wilsinho Fittipaldi e José Carlos Pace), o nº 7 em segundo ( Emerson Fittipaldi e Chiquinho Lameirão) e o nº 12 em terceiro (Rodolpho Oliva e Lian Duarte)
O logo da Escuderia Dacon
KG no Rio de Janeiro - A estréia em 10 de julho de 1966 na Prova Inaugural do Autódromo Internacional do Rio de Janeiro "Governador Negrão de Lima" - no "PRÊMIO ESSO DE VELOCIDADE", do Protótipo Karmann-Ghia / Porsche - Dacon No. 2, pilotado por José Carlos "MOCO" Pace, que tirou segundo lugar, vencido por Carol Figueiredo com o Alpine 1300 No. 47 da Equipe Willys e Piero Gancia de Alfa-Giulia II Super.
Sidney Cardoso com o mecanico Antonio (ex dacon) mexendo no motor porsche do Lorena
Emerson e Wilson Fittipaldi vencedores das Seis Horas de Interlagos – 1967
Recibo de importação desses motores que o Sidney havia guardado quando adquiriu um Karmann Ghia de lata ano 1964 com motor Porsche 1.600cc.
O detalhe do recibo de importação doss 18 motores Porsches de 1.600cc importados pela Dacon
2ª etapa do campeonato carioca de automobiilsmo em 1969 no autódromo do Rio. Prova com a participação do Lorena Porsche de Sidney Cardoso.
(Fotos, reprodução, fonte, site Obvio. Agradecimentos ao Sidney Cardoso e ao Marcos Sacoman, o Mr.M)
KG no Rio de Janeiro - A estréia em 10 de julho de 1966 na Prova Inaugural do Autódromo Internacional do Rio de Janeiro "Governador Negrão de Lima" - no "PRÊMIO ESSO DE VELOCIDADE", do Protótipo Karmann-Ghia / Porsche - Dacon No. 2, pilotado por José Carlos "MOCO" Pace, que tirou segundo lugar, vencido por Carol Figueiredo com o Alpine 1300 No. 47 da Equipe Willys e Piero Gancia de Alfa-Giulia II Super.
Sidney Cardoso com o mecanico Antonio (ex dacon) mexendo no motor porsche do Lorena
Emerson e Wilson Fittipaldi vencedores das Seis Horas de Interlagos – 1967
O detalhe do recibo de importação doss 18 motores Porsches de 1.600cc importados pela Dacon
2ª etapa do campeonato carioca de automobiilsmo em 1969 no autódromo do Rio. Prova com a participação do Lorena Porsche de Sidney Cardoso.
(Fotos, reprodução, fonte, site Obvio. Agradecimentos ao Sidney Cardoso e ao Marcos Sacoman, o Mr.M)
Jovino
ResponderExcluirRapaz, você é jornalista? Pergunto isso porque na minha opinião você com apenas um documento que eu havia enviado - o recibo de importação dos motores - juntou outras imagens e fez uma reportagem completa. Receba meus sinceros parabéns!
Abraços.
Oi Jovino !
ResponderExcluirMuito bom !!!!
Esta foto dos "meninos" com o motor 1600 é antológica !!!
Idem, idem a do Sidney com o Toninho "Capacete" !
Por onde andará o Capacete ? Preciso encontrar este gajo !
Sidney, obrigado pelos elogios. Eu não sou Jornalista.
ResponderExcluirAchei interessante, pois nunca tinha ouvido falar que a Dacon tivesse comprado tantos motores.
M, algumas pessoas amigas aqui em Brasilia estão querendo saber onde achar um motorzinho destes e eu lhes respondi que a muito tempo muita gente quer um destes, mas são verdadeiras joias.
Jovino
M.
ResponderExcluirRapaz, não é só você não, também ando doido para encontrar o Antonio "Capacete", infelizmente nunca mais tive notícias dele. Caso você o encontre, por favor, me avise.
Jovino
Você não é jornalista porque não fez o curso, mas é um jornalista nato.
Abraços.
Sidney,
ResponderExcluirO Capacete também fez muita coisa para mim, mas perdemos contato.
A última pessoa que me deu notícias dele foi o Caipira, também faz tempo !
Já pedí pro Saloma, que não sai lá do Amador, para pegar o telefone do Capacete com ele. Acho que ele esqueceu. Vou cobrar novamente.
Javino,
O nome correto do Rodolpho que vc citou era Olival Costa, o Fofô !
Grande figura, neurastênico como ele só e protagonista de histórias engraçadíssimas. Outro bom amigo que infelizmente já foi para o andar de cima.
Abraços !!!!
Olá! Que bacana ver esse depoimento sobre meu pai.
ExcluirSaiba q a "neurastênia" é genética e passa de pai pra filha! Rsrsrsrs.
Saudade imensa do meu Fofô!
Abs.
Ok, M, já fiz a correção lá no post.
ResponderExcluirObrigado.
Jovino
Em 1966 eu tinha 17 anos e foi a Dacon, com seus pilotos, com o Paulo Goulart, o visual e a mecanica dos carros (eu ja era fã do Porsche), as vitórias e toda a emoção, que me fizeram gostar de automobilismo até hoje, aos 70 anos de idade.
ResponderExcluirBoa parte da minha vida foi preenchida com o esse assunto e as longas conversas que inspirou.
Sempreu fui fã do Paulo (a quem tive a oportunidade de ser apresentado, há décadas, em São Paulo) e, a ele e a tantos outros, minha eterna gratidão, por uma vida mais feliz e animada!