segunda-feira, 12 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DO ROCK 1 - CHUCK BERRY

Hoje é o dia mundial do rock. Para homenagear este dia, dois dos seus maiores ídolos e que inventaram o rock, Chuck Berry e Elvis Presley.

Chuck Berry é a alma do Rock and Roll, pois ele pegou os acordes do piano de Robert Johnson e o transportou para sua guitarra nascendo assim o ritmo mais festejado e cultuado em todo o mundo.

Em sua cidade, lá no Missouri, tinha uma casa de shows onde só apresentavam os grandes artistas da época, mas era proibida a entrada de artista e públicos negros e ele sempre falava que um dia tocaria por lá.

E ele veio emplacando sucessos nas rádios dos negros e aos poucos as músicas dele eram copiadas e cantadas por artistas brancos nas rádios dos brancos até que não houve mais jeito pela febre que se espalhava por todo os Estados Unidos e ele tocou e realizou o grande sonho de se apresentar nesta casa de Shows.

A questão do racismo era muito forte e os negros se confraternizavam através do Blues (que é uma música de lamento, tocado, principalmente, nas igrejas de protestantes) e o Rock and Roll (que é onde eles se extravasavam).

Esteve envolvido em escândalos sexuais e foi um dos primeiros astros a ter problemas por conta de insinuações sexuais em suas músicas.

Em "My Ding-a-Ling", Berry conta as experiências de um garoto descobrindo sua sexualidade.

Invoque os Deuses hoje e tome umas, mas aumenta que isto aí é rock and roll.

Abaixo, um dos seus maiores sucessos, Johnny B Good (seria Jonny B Goode)




2 comentários:

  1. grande lembrança Jovino.
    No Comparsas estamos de Hendrix...

    ResponderExcluir
  2. Diga Regi. já dei uma passada por lá e o vídeo é duca.
    Jovino

    ResponderExcluir