domingo, 29 de agosto de 2010

QUIZ HISTÓRICO

Que lugar é este, carros e pilotos? O que eles estão fazendo neste estacionamento?



(Foto, reprodução)

13 comentários:

  1. pela construção la nos fundos, e pela grama seca, e aquela cerquinha,só tem que ser brasilia, na década de 70 ,setor comercial sul, no estacionamento, ou próximo ao autódromo, (chute). marcios

    ResponderExcluir
  2. Jovino:

    Essa foto foi tirada em 1969, por ocasião dos 1000 Km de Brasília.

    Os carros são os dois AC-Volkswagen que disputaram a corrida, o amarelo pilotado por Fritz Jordan/Claudio Daniel Rodrigues Filho e o vermelho pilotado por Walter Hahn Jr/Angi Munhoz.

    Os dois não terminaram a prova, apresentando problemas mecânicos.

    Um abraço.

    Ricardo Cunha

    ResponderExcluir
  3. Marcio, Ricardo,
    O lugar é no setor hoteleiro norte.
    É num daqueles hoteis baixos de dois ou três andares, possivelmente, o Byblos (ou algo parecido).
    Repare nos muros de concretos lá no final. São de uma empreteira bastante conhecida aqui em Brasilia e que eles usaram durante muitos anos.
    Quanto aos carros e pilotos, o Ricardo Cunha falou tudo.

    Jovino

    ResponderExcluir
  4. Palmas para o Ricardo, ele chegou antes e matou a charada, he, he.

    ResponderExcluir
  5. Jovino, é exatamente, naqueles hoteis, de 2 e 3 andares,que ate hoje existem na asa sul e norte,onde os pilotos se hospedavam na ´época, e costumavam a estacionar os carros de corridas, antes e após as corridas, lembro como se fosse hoje, abraço.
    Marcios

    ResponderExcluir
  6. Jovino,
    Creio ser o estacionamento do Hotel Nacional

    ResponderExcluir
  7. Hamilton,
    Pode até ser o estacionamento lateral do Hotel Nacional. Mas como faz muito tempo, fica difícil de ter certeza.
    Jovino

    ResponderExcluir
  8. Jovino.
    Também me pareceu o estacionamento ao lado direito da pista que corta do eixo monumental em direção ao Hotel Nacional. Lá atrás, perto daquele hotel baixinho, há um prédio que parece ser do final do Setor Comercial Sul. E o DKW Belcar da foto parece-se com um que até pouco tempo estava em Brasília, com a Cláudia Blanco, e tinha sido do pai do Pipoca, aquele jogador de basquete.
    Augusto Freire

    ResponderExcluir
  9. Augusto, tô me convencendo que o lugar é mesmo o estacionamento do Hotel Nacional, palco dos primeiros peguinhas na cidade. Quanto ao belo Belcar, por onde andará, se é que ele ainda existe?
    Jovino

    ResponderExcluir
  10. Camarada Jovino, eu oenso que estamos no estacionamento da Torre de TV. Aquele de azul, não é o Luis Estevão?
    Abraços, Até outubro.
    Clecio Parreiras

    ResponderExcluir
  11. Clécio,
    Que parece, parece, mas como disse o Ricardo Cunha, deve ser o Fritz Jordan que corria com o AC amarelo com quatro farois e o mais bonito na minha opinião. Lembro-me dele correndo nesta corrida, mas do vermelho não.
    Continuo achando que está mais para o estacionamento do hotel nacional. A única dúvida que tenho é que aqueles muros ao fundo com colunas verticais havia muito em construções da Encol ou PO na asa norte, por isto, a dúvida se era mesmo no hotel nacional ou naqueles hoteizinhos no início da asa norte e muito usado na época pelas meninas e seus acompanhantes.
    Jovino

    ResponderExcluir
  12. Esta foto é do arquivo do Ricardo Machado da Óbvio, que me cedeu há uns dois anos atrás.

    De macacão azul claro o Fritz Jordan. De branco, o piracicabano Angi Munhoz.

    O resto o Ricardo Cunha já matou.

    ResponderExcluir
  13. Jovino,
    Em 69 a Asa Norte era um deserto só, não havia a comunicação das Asas, Sul e Norte, através da W3.
    Tempos atrás, almoçando no Torre Palace, tive oportunidade de ver uma exposição com algumas fotos da história da família de Jibran El Haje no DF. Em uma delas, feita em uma tomada aérea da edificação do Hotel, dava pra ver ao fundo, quase toda a Asa Norte, onde se observava alguns barracos de madeira na W3, alguma coisa do Ceub, as quadras 400 no início da
    L2 e, bem mais ao fundo, a única quadra acima do Eixão - a 312 norte, onde moravam alguns amigos.
    A Encol era uma pequena construtora na ocasião e, se não me engano, tocava obras para o governo e o PO nem havia começado a trabalhar como corretor de imóveis.
    Suspeito que a obra por trás do ônibus seja a sede de uma futura agência dos Correios que funcionou no local.
    Abs,
    Hamilton.

    ResponderExcluir