terça-feira, 23 de novembro de 2010

AC PORSCHE


PARA ENFRENTAR AS LOLAS E P 33

Como a mecânica original volkswagem não seria páreo para enfrentar as máquinas poderosas que começavam a chegar ao Brasil, como a Lola T 70 e a Alfa P 33, Anisio e Bird Clemente compraram o conjunto mecânico do Porsche que equipava o Fitti-porsche, um carro que, segundo consta, venceu apenas uma bateria de uma prova no Rio de janeiro, mas que sempre se mostrou muito veloz marcando tempos espetaculares nas corridas em que participou e adaptou este conjunto ao AC.


Nos testes realizados pela revista Quatro Rodas, em 1969, o AC Porsche chegou a virar sem forçar em 2.47m. Mesmo assim, segundo Anisio Campos, que a mecânica Porsche com que foi equipado o AC representava o limite máximo de suas possibilidades, pois ele foi projetado para usar componentes Volkswagen, por isto, sua intenção era a de projetar um novo AC que pudesse receber o conjunto de motor e câmbio ainda mais possante e dessa maneira poderia enfrentar com maiores chances os novos carros importados.

Das poucas notícias dele em competição foi com o piloto Marinho Antunes que, após algumas provas não tão bem sucedidas, mudou para a mecânica VW, mais barata e confiável.

Sidney, veja parte da matéria do Expedito Marazzi quando ele fala do Circuito Brizzi


(Fonte e fotos, Revista Quatro Rodas)

13 comentários:

  1. Jovino
    Esse não cheguei a ver de perto.
    Se o teste foi em Interlagos, acho que há um equívoco no tempo. Não teria sido 3.47m?
    Abraço.

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  2. O motor Porsche 2.0 do Fitti até que era confiavel. O que abria o bico era o câmbio, herança do 550 do Bino.
    Mas acho que o AC já estava com caixa VW.

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  3. Sidney, quem deu as voltas e fez a reportagem foi o Expedito Marazzi e segundo ele "deu apenas 3 voltas no miolo, conhecido como circuito Brizzi" e o tempo é este mesmo, 2.47m. Seria uma parte do circuito de Interlagos?
    M, obrigado pela presença aqui. Então era muito motor para pouco câmbio?
    Segundo o Marazzi a alavanca ficava no centro do carro, devendo ser operada com a mão esquerda, mas não fala de que caixa era, mas colocaram todo o conjunto do Fitti Porsche.
    Jovino

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  4. Jovino,
    Acho que o conjunto já estava mesmo com a caixa VW.
    E o motor Porsche 2.0 era mesmo muito motor para ela !
    Ah ! Como eu gostaria de encontrar um motor destes ainda "perdido" pela aí...

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  5. Pois é, e o destino deste motor? Houvi falar que foi vendido para fora do País.
    Vou fazer, brevemente, uma entrevista com os dois últimos proprietários do Fitti Porsche falando do destino dele e publicarei aqui no Mocambo.
    Jovino

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  6. Pelo o que eu lembro, vieram 4 motores destes para a Dacon.
    E pelo o que sei, foram todos embora !
    Só tenho deles o manual de fábrica.
    Mas a esperança é a última que morre !
    Quem sabe eu ainda não tropeço em um perdido por aí...

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  7. Jovino
    Nunca ouvi falar no circuito Brizzi.
    Achei que esse tempo não era o de Interlagos porque quando o Wilsinho quebrou o recorde dele com o Fitti-Porsche nas Mil Milhas de 67 eu estava lá e foi de 3m 31s 8/10 d, portanto achei uma desproporção enorme desse tempo. Entendeu?

    E o M está com toda razão, o Motor Porsche 2.000cc era bem resistente o problema do Fitti-Porsche era mais com câmbio e trambulador.
    Agora, somente a título de curiosidade, sabem quantos motores Porsche 1.600cc a Dacon trouxe?
    Vocês custarão a acreditar... 16!!! Tenho as guias de importação guardadas aqui. Mas esses eles usaram também em Karmann-Ghia com carrocerias de lata para vender para o público em geral e não apenas para corridas.
    Abraços.

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  8. O motor Porsche 1600 também é um bom motor, com incríveis 110 HP na versão de rua, resistente e durável !
    O inacreditável é que este motor é muito semelhante ao VW 1200 !
    Internamente tem as mesmas dimensões, apesar da carcaça ser maior, o que melhora a refrigeração.
    Com os mesmos colos de virabrequim, usa as mesmas bronzinas do 1200.
    O comando de válvulas tb tem as mesmas medidas do 1200, só diferindo nos lobes e duração.
    O pulo-do-gato está nos cabeçotes, que são uma obra de arte !
    Com câmaras hemisféricas e válvulas em V, e com ajuda dos pistões cabeçudos, humilha o pobre 1200, com 82 HP a mais !

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  9. Sidney, resolvi colocar lá no corpo do Post a parte da matéria do Marazzi que fala do Circuito Brizzi. Eu também nunca ouvi falar nele.
    Agora, 16 motores porsches que a Dacon importou, também é uma novidade para mim.
    Jovino

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  10. Jovino
    Achei legal você ter colocado. Quero deixar claro que confio em sua integridade, achei que,talvez, quem havia te passado a informação poderia ter se equivocado.Como sou do Rio e fiz só 4 corridas em Interlagos, confesso que não sabia que eles chamavam a parte do miolo de circuito Brizzi. Como disse anteriormente nunca ouvi falar nisso. Mas de qualquer forma estava certo quando estranhei aquele tempo de 2.47s para o circuito inteiro de Interlagos.
    Você gostaria que eu escaneasse o recibo da importação pela Dacon dos 16 motores Porsche 1.600cc e te enviasse?
    Abraços.

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  11. Manda sim, e fala alguma coisa que a gente posta aqui.
    Abs.
    jovino

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  12. Jovino
    Meu pc deu pau no domingo, mas já telefonei para o rapaz que me dá suporte e amanhã terça-feira, 30 de novembro, ele vem aqui consertar.
    Então escanearei e te enviarei. Fique tranquilo que o material já está em cima de minha mesa. Estou teclando do pc de minha mulher que não tem scanner.
    Até amanhã.
    Abraços.

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  13. Ok. Fico no aguardo.[
    Obrigado.
    Jovino

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