terça-feira, 29 de junho de 2010

LADO E - SOM E TRAGÉDIAS - THE ALLMAN BROTHERS BAND

Uma das minhas maiores paixões, além do automobilismo, é o velho e bom rock and roll e a seção “Lado E” é para falar justamente desta paixão, principalmente, de bandas que não tiveram grandes projeções aqui no Brasil, apesar de terem feito muito sucesso lá fora, elas nunca conseguiram atingirem a nossa grande mídia por fazerem um som mais elaborado e que não eram o perfil das rádios e televisões que optavam mais para o lado comercial.
A Banda sulista norte americana The Allman Brothers Band, é um destes casos. Fundada em 1969, na Flórida, liderada pelos irmãos Duane Allman e Greg Allman, foi considerada como uma das 100 melhores bandas de todos os tempos pela prestigiada revista Rolling Stones e agraciada com diversos discos de ouro e prata entre 1971 e 2005. Para mim, é a maior banda de Rhythms and Blues de todos os tempos e que resiste até hoje, apesar das tragédias que abalaram a banda.Primeiro, logo após o lançamento do álbum Live - Filmore East/71 (feito na famosa casa de show do mesmo nome e onde tocavam a nata do rock da época), Duane Allman sai em sua Harley Davidson para dar a sua última volta de moto e morre numa esquina causando grande comoção no meio musical, pois era considerado um dos grandes guitarristas muito cultuado e que comandava a banda ao lado do irmão e tecladista Greg Allman e menos de um ano depois do lançamento de mais um álbum da banda, o baixista Berry Oakley também morre em um outro acidente de moto.


O album duplo gravado ao vivo “Filmore East de 71”
O seu som mistura, Rhythms and Blues, Rock, Jazz, Blues, Boogie Woogie, Countrie Music e também, porque não dizer, grandes influências da Bossa Nova, como se pode perceber na música “In memory of Elizabeth Reed”, geralmente, uma música muito grande e cheia de improvisação, marca da banda. Tenho os melhores vinis lançado por eles, tanto aqui, como os importados, e destaco, além do “Filmore East de 71”, “Brothers and Sisters” (aquele que tem uma menininha na capa), uma coletânea de 89 “Dreams” onde reúnem os grandes sucessos da banda, além de um monte de outros álbuns duplos que foram lançados ao longo dos anos e da parceria de Duane com Eric Clapton em Derek And The Dominos, uma banda fictícia que o guitarrista inglês estava usando para afogar suas amarguras e resultando numa ótima caixa com 3 discos, assunto para outro post.Dos sucessos, destaco: “Wasted words”, “Southbound”, “Statesboro Blues” (muitos solos de guitarra), “Jessica” e um autêntico Blues lá do Delta do Mississipe “Jelly Jelly”.

Uma coletânea “Dreams” de 1989
O interessante para nós pobres rockeiros tupiniquins naquela época e carentes de informações, é que, pensávamos, que os solos de guitarras da banda, principalmente, destas músicas citadas acima, fossem feitos pelo Duanne Allman, mas, na realidade, a maioria deles eram executados pelo Dickey Betts, pois naquela época não haviam muitas informações a respeito destes detalhes.Enfim, na minha singela opinião, quem tem bom gosto e preza por um som de qualidade, The Allman Brothers Band não pode faltar em sua estante de som e eles influenciaram grandes bandas como o Lynnyrd Skynyd, que tem também uma tragédia em que morreram grande parte de seus integrantes em um acidente aéreo.


Duane Allman e sua Gibson
Para quem tem uma boa dosagem de gasolina em sua veia rockeira, se deliciem com a paulera bluseira “Jelly Jelly”, onde The Alman Brothers Band colocam todo o seu feelings para funcionar, Bets em sua Gibson Les Paul executando solos orgásticos dilacerantes buscados lá do fundo da alma e Greg fazendo a base em seu teclado Moog e sua voz rouca e chorona acompanhados de um nipe de músicos de primeira linhagem.
Optei em buscar a versão original de Jelly Jelly e que não está disponível em vídeo, mas como música é para ouvir e sentir, tá de bom tamanho.


(Fotos, reprodu~ção, video, You Tybe)

3 comentários:

  1. Jovino, além do automobilismo temos a mesma paixão pelo rock, e pelo The Allman Brothers.In memory of Elizabeth Reed é a minha música preferida da banda. Espero que continue misturando o automobilismo com o rock, o blues e de vez em quando experimente o refinamento do jazz. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcio,
    Que bom que temos rockeiros por aqui também e eu sou muito fã do The Allman Brother Band e tem tantos discos deles que fica difícil apontar um, mas esta coletânea do Jelly Jelly e o album duplo do Filmote East são uns dos meus preferidos.
    Também sou fã do Jazz e o próximo Post vai ser uma grande dive dele e vou dando uma diversificada no blog, pois falar só de automobilismo e, principalmente, automobilismo antigo e de Brasilia, fica um pouco cançativo, por isto, vou colocar também sobre cinema antigo, que também é uma paixão minha herdada do meu pai que era um grande conhecedor desta arte e me deixou uma herança material muito boa.
    Jovino

    ResponderExcluir
  3. Olá Jovino
    Vi que vc é apaixonada por carros e preciso de saber de vc se é mt difícil localizar um jeep V8 que tem aí
    Foi meu e quero adquiri-lo novamente, mas não sei como.
    Se vc puder me ajudar me escreva para o e-mail: genamaria2010@yahoo.com.br
    que passo os detalhes
    Um grande abraço e obrigada
    Gena

    ResponderExcluir