segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TRACK DAY DE CARROS ANTIGOS MOVIMENTA O AUTÓDROMO


Mais um Track Day de carros antigos realizado neste domingo no autódromo Internacional Nelson Piquet juntamente com a Copa do Centro-Oeste de Marcas e pilotos. 

O Track Day de carros antigos é organizado pela Podium Race e o VCC dá o seu apoio através de seus associados que levam os seus carros antigos para participar deste evento no autódromo, além de diversos outros clubes de carros antigos que participam também. 

É bom ver nos olhos das pessoas a felicidade do que é acelerar um carro antigo na pista, mesmo que seja para passear ou dar uns peguinhas com os amigos.  

ALGUNS ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DE COMO E QUEM REALIZA ESTE EVENTO:  
 
Como muitos devem saber, o autódromo Nelson Piquet, está em vias de ser feito uma grande reforma e que nos proporcionará um autódromo moderno e mais atualizado para receber, como anunciado aos quatro cantos depois da reforma, uma das etapas da Moto GP.  

Além disto, a FADF vem passando por diversos problemas como má gestão da administração anterior, acusação de corrupção, o que acabou sendo um dos motivos de sua desfiliação junto à CBA e isto tem causado grandes dificuldades para a realização de provas automobilísticas, por isto, a demora em definir a realização deste e de outros eventos. 

Como dito mais acima, quem realiza o Track Day de super máquinas e de carros antigos é a Podium Race e são eles, mais os organizadores da Copa do Centro-Oeste de Marcas e pilotos e a FADF, entre outros,  que custeiam todas as despesas de organização, que não é nada barato, como aluguel da pista, contratação de UTI móvel, cronometragem, fiscais, pessoal que dá apoio logístico como bandeirinhas, brigadistas, seguranças, apoio dos Bombeiros, segurança pública, alimentação, etc, etc, além de um monte de alvarás que tem que serem tirados para que este evento aconteça. 

O VCB entra com a divulgação para seus associados e antigomobilistas de Brasília para participarem e não tem nenhuma responsabilidade alem disto. 

Portanto, preços de ingressos, tanto para participar do evento, como da entrada individual do público, não é de nossa responsabilidade, apenas mediamos um preço mais acessível para os nossos associados e demais antigomobilistas.  

O EVENTO É DE CARROS ANTIGOS 

Embora façamos a divulgação de que o evento será de carros antigos, sempre aparecem aqueles que querem mostrar o seu carrão moderno e querem adentrar a área reservada do padock. Isto tem nos causado muitos transtornos, tanto de quem organiza, como dos seguranças que estão lá para cumprirem o que lhes foi determinado. 

O ideal para nós antigomobilistas, seria nós mesmos realizarmos e organizarmos este evento, mas aí teríamos que conseguir patrocinadores dispostos a bancar a empreitada, o que não é nada fácil nos dias de hoje.  

Este ano, consegui junto à FADF, duas datas para que nós mesmos realizássemos este evento, mas desistimos quando vimos os valores que teríamos de bancar, por isto, esta parceria com a Podium Race e o apoio da FADF. 

Mas apesar de todas as dificuldades e falta de compreensão de alguns, a maioria gostam e tem nos prestigiado. 

Abaixo, muitas fotos deste evento, que foi gentilmente cedidas pelo fotógrafo e amigo André do Speed Brasília. 
 
Espron BMW, categoria criada por Nelson Piquet nos anos 90 e que fez muito sucesso naquela época, também esteve presente com o piloto Serginho Slaviero que foi o nosso Pace Car. Quando ele acelerou a máquina, desapareceu. O carrinho é um verdadeiro foguete.
 Em destaque o fusquinha com rodas palito, muito usadas nos anos 70 e 80.
 Fiquei sabendo que em Brasília ainda tem mais de 10 Esprons BMW e que poderiam até voltar a correr. É apenas uma questão de organizar e incentivar estes pilotos a colocarem a máquina para andar.
Serginho se preparando para participar do track day de carros antigos.
A bela máquina do Luciano Brasil.
No destaque o De Lorean do Cristian. Não sei porque, mas o cara não quiz entrar na pista.
O Belo Espron já acelerando na saída dos boxes.
O belo Galaxie com rodas Gaúchas e o F1 ao lado.
A Alfa GTV do Juarez. Ela estava querendo não andar na pista, mas o Mário deu um jeitinho e ela voou na pista.
O KG do amigo Nilo Moto foi turbinado e ele deu sorte do meu puminha ter batido o motor. Com certeza ele teria levado pau do Puminha amarelo.
Qual das máquinas você prefere!!!
Maravilhosas as duas máquinas. Eu prefiro a Deusa Grega brasiliense.
Alfa GTV, o KG do Nilo Moto e a Vemaguete do Mattos que sempre prestigia os nossos eventos
O belíssimo fusquinha do Bressan.
O belo Maveco, um dos representantes dos V8
Veja o motorzão do KG do Nilo Moto.
A bela e a fera de volta ao presente.
 
A Bela e a fera de volta ao passado.
Pois é... O menino aí não quiz saber de conversa e parou na metade da volta. Estava constispado.
 Os carros saindo para o grid de largada.
Mais KG do Nilo Moto
Anelito e esposa, os mais tradicionais do evento e eu, posando para o retrato.
O close de Anelito e esposa. Entendeu muito bem o espírito da brincadeira. Iria dar apenas uma volta, mas andou pacas com o Fordinho.
Luciano Brasil e o seu Red Camaro
Um clássico dos anos 60 da VW.
Taí o eterno jovem Mattos e sua famosa Vemaguete.
Já na boca da saída para a pista.
Começando a chegar no grid





 


O belo visual das máquinas alinhando para a largada.

O Espron, mais atrás o KG do Zarur e um Opel com mecânica Opala 6 cilindros.
Quase todos alinhados.
Espron BMW, KG do Zarur, Opel, Fordinho e o Puminhas na linha de frente.
 
Mais puminha e o Monza Hach.

O Juarez não queria participar: disse que iria dar somente umas voltinhas. Mas quem tem o vírus da velocidade nas veias, não consegue ficar somente numa voltinha. Andou na Alfa de corrida e nesta que foi premiada em Lidóia. O homi não queria mais sair da pista.
 Fazendo tomada no final da curva oposta.
No belo céu brasiliense e o puminha parado antes da junção com motor travado. 

3 comentários:

  1. Muito legal!!!
    Se tiver alguma foto do meu Fusca dentre as fotos do Speed Brasília me envie, por favor!

    Espero ansiosamente ao próximo track day!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, mas qual é o seu fusca!!! Jovino

    ResponderExcluir
  3. Meu Fusca é o prata com as rodas Cup-3.
    Abraço!

    ResponderExcluir